BULLYING NA ESCOLA: COMO IDENTIFICÁ-LO, COMO PREVENI-LO, COMO COMBATÊ-LO.

DEILIANE FREITAS LIMA

Co-autores: PATRÍCIA DO Ó ALVES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Bullying na escola: como identificá-lo, como preveni-lo, como combatê-lo.

 

                                                              Autora: Deiliane Freitas lima

                                                                                Co-autora: patrícia do Ó 

Orientadora: Prof.ª Sheila 

 

Este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre o bulying, termo de origem inglesa usado para definir, o desejo consciente de alguém, em maltratar o outro. Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, onde as distancias que haviam no passado, hoje não existe mais. Os atos de violência estão cada vez mais perto de nos. E o que é paradoxal é esse tipo de ação no ambiente escolar, lugar que ensina bons valores e forma cidadãos, com princípios morais e éticos, e busca estabelecer a igualdade entre os sujeitos. No entanto esse tipo de violência sempre existiu, o que há de novo é o despertar dos pesquisadores e estudiosos, para essa prática, que está presente em todas as relações sociais, conseqüentemente nas escolas. De acordo com a pesquisa nem toda atitude violenta pode ser entendida como bullying, para ser classificada como tal, a agressão deverá afetar o psicológico, a moral ou a parte física da pessoa agredida em ultimo caso. O livro pesquisado aponta conseqüências graves do bullying, agressividades como empurrões, xingamentos e discussões, resultado de indisciplina, passam a ser consideradas manifestações muito mais sérias do que antes. Destacamos nesse trabalho as causas e as conseqüências do bulying, como identifica-lo e como trata-lo nas escolas e em salas de aula.