Física no 9° ano do Ensino Fundamental da E. E. F. Centro de Educação Rural
Em geral, o ensino de ciências é classificado como muito problemático sob vários aspectos. Em particular, em algumas escolas é a Física que traz maiores dificuldades para alunos e professores. Tal é o que ocorre na E. E. F. Centro de Educação Rural em Itapiúna. Este artigo tem por objetivo a discussão sobre como sanar as dificuldades dos alunos do ensino fundamental ao ingressar no ensino médio quando se deparam com a disciplina de Física. Visto esta dificuldade foi percebido que o problema está no simples fato dos professores não serem licenciados em Física. Também há a carência de professores formados em Física. Para melhorar a situação são necessárias algumas ações: investimentos na capacitação de professores para dar aulas de Física, incentivo de aulas práticas para despertar interesse no aluno para maior participação e melhor relação com o professor visando o uso de experimentos em sala, aulas em laboratórios convencionais ou virtuais, para que o aluno possa interagir com o conteúdo teórico dado pelo professor em sala de aula. Através destas simples ações como experimentos, verificou-se uma melhoria significativa do aprendizado e aceitação das idéias que envolvem a disciplina de Física. Vários aspectos de realização deste trabalho são discutidos.