DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: O PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES DA FECLESC

GEORGELIANO FERREIRA INÁCIO

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

 

 

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: O PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES DA FECLESC

 

Georgeliano Ferreira Inácio (UECE/FECLESC)

georgelianoferreira@hotmail.com

Fabiana de jesus da Silva (UECE/FECLESC)

 faby.dejesus@hotmail.com

 

O trabalho versa sobre dificuldades de aprendizagem no Curso de Ciências Biológicas da Feclesc, sob o ponto de vista dos docentes lotados no referido curso. Dos sete professores lotados no semestre 2011.1, seis foram entrevistados a partir de roteiro previamente elaborado com o objetivo de observar a percepção do professor acerca das dificuldades de aprendizagem que ocorrem no Curso de Ciências Biológicas, tomando como parâmetro a sua própria história no Curso, inicialmente como aluno e posteriormente como professor na Feclesc. A análise das entrevistas revelou discrepâncias entre o Curso vivido enquanto aluno e enquanto professor. No que se refere às dificuldades, os professores destacaram, na sua experiência discente, sobretudo aquelas de ordem infra-estrutural tais como dificuldade de acesso a livros, acesso ao campus e manejo de tempo entre estudo, pesquisa e trabalho. No que concerne às dificuldades vividas hoje pelos alunos de Biologia da Feclesc, o grupo docente percebe-as como consequência do despreparo do ensino médio - "o aluno não tem base". A disciplina de Bioquímica, ofertada no segundo semestre do Curso na Feclesc, concentra  o maior nível de dificuldade. Ela é considerada uma disciplina complexa, embora não tenha sido alvo de dificuldades de aprendizagem por parte dos professores quando alunos. No que diz respeito à superação desta dificuldade na Feclesc, observamos prioritariamente o enfoque na diversificação do processo ensino-aprendizagem na aplicação de recursos que ampliem a possibilidade de aprendizagem do conteúdo da disciplina, seja na constituição de grupos de estudo paralelos à aula (maior ação por parte dos monitores, resolução de exercícios), seja no aumento do número de aulas práticas no interior da carga horária. Vale ressaltar ainda uma proposta de ampliação da carga horária da disciplina através da sua divisão em dois momentos.

 

Palavras chave: APRENDIZAGEM HUMANA, PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM, BIOLOGIA