AULA DE CAMPO: IMPORTÂNCIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS DISCIPLINAS DE BOTÂNICA

PAULA KAIANNY DA SILVA MOTA

Co-autores: VANEICIA DOS SANTOS GOMES e FRANCISCO CLÉCIO DA SILVA DUTRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

A aula de campo permite que sejam articuladas a teoria e a prática no sentido de construir uma aprendizagem, compreendendo conteúdos e conceitos complexos relacionados à Botânica. O trabalho teve por objetivo avaliar a expectativa e o aperfeiçoamento cognitivo dos alunos, de diferentes semestres do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/UECE), perante as aulas de campo nas disciplinas de Botânica. Como material metodológico foram aplicados questionários, suscitando a necessidade, a importância e a aplicabilidade das aulas de campo. O primeiro questionário foi aplicado em uma turma que ainda não havia participado de uma de aula de campo, onde buscamos avaliar as expectativas dos alunos. O segundo, em uma turma que já havia participado de aula de campo nas disciplinas, onde procuramos averiguar o nível de aprendizagem adquirida e a facilitação da compreensão do conteúdo. No questionário aplicado a primeira turma verificou-se que 100% dos alunos mostraram grande interesse na participação das aulas de campo. Em relação à parte específica das disciplinas 89% acreditavam que a observação do objeto de estudo fixaria melhor a idéia exposta na sala de aula. Outros 6% citaram o esclarecimento do conteúdo. Os outros 5% não souberam responder suas expectativas. Já na segunda turma podemos observar o quão foi de exuma importância à aula de campo, pois trouxe uma gama de novas experiências adquiridas, facilitando a assimilação do conteúdo. Confirmando nossas expectativas a aula de campo é necessária para que possa haver uma real aprendizagem por parte dos alunos na assimilação do conteúdo ministrado, havendo um elo essencial entre a prática e a teoria.