Ao olharmos para as Escolas percebemos que a utilização dos novos meios tecnológicos em especial o computador não é usufruída por todos os estudantes se configurando assim, dentro das instituições de ensino, uma nova forma de exclusão. Apesar dos avanços ainda existem muitas escolas que não dispõem dessas novas ferramentas e as que possuem não são utilizados por falta de espaço físico ou devido o despreparo dos professores para utilizarem essas tecnologias. Esses problemas se refletem principalmente nas escolas localizadas nas zonas rurais onde a inclusão digital é apenas discurso, estando longe de acontecer. A inclusão de novas tecnologias nas escolas rurais enfrenta diversos problemas, pois essas instituições muitas vezes não estão preparadas para a inserção dessas tecnologias, falta espaço físico adequado para a adequação dos computadores, os professores não detêm o domínio dessas novas ferramentas, todos esses fatores, entre outros, contribuem para o agravamento da exclusão digital nas escolas do campo. Este trabalho pretende refletir sobre a exclusão dos alunos de escolas rurais do acesso as novas tecnologias bem como discutir sobre a falta de formação dos educadores que trabalham nessas instituições de ensino. O estudo aqui apresentado foi elaborado com base em pesquisas de campo realizado em escolas rurais do município de Baturité, Ceará, tendo como destaque a escola de ensino fundamental Eduardo Taveira da localidade de Labirinto. Para a realização desta pesquisa buscou-se suporte em autores como Bernardo Sorj (2003), entre outros. Verificamos que a inclusão digital ainda está longe de acontecer para alunos das zonas rurais daquele município.