O ENSINO MÉDIO DE QUIXADÁ E A FÍSICA: DIFICULDADES E SUPERAÇÕES

FRANCISCO ADALCÉLIO BORGES PIMENTA

Co-autores: JOSÉ JOEL HOLANDA TEIXEIRA, JOSÉ ALDI DE LIMA FILHO e FRANCIMAGNO DE FREITAS NUNES
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

Na cidade de Quixadá, assim como em boa parte do país, professores e alunos do Ensino Médio reclamam de um baixo aprendizado na disciplina de Física, dificuldades como carência de uma boa estrutura nas escolas, falta do lanche escolar, [...] atrapalhando em muito o desenvolvimento pleno dos alunos. Este trabalho tem por objetivo central levantar dados para apontar quais as principais dificultados encontradas por professores e alunos do Ensino Médio de Quixadá no processo de ensino-aprendizagem de Física, bem como investigar quais são as melhores formas de superação encontradas por parte de docentes, discentes e toda a coordenação das escolas para um bom desempenho das turmas na disciplina já mencionada. O desenvolvimento do trabalho e obtenção de dados estatísticos que apontem dificuldades e superações se deu pelo método de questionários, aplicados a professores e alunos da rede pública de ensino de Quixadá. Os questionários foram confeccionados com a colaboração mútua de professores e alunos do curso de Licenciatura em Física da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC, bem como alguns professores da rede pública de Quixadá. Conclui-se a respeito de um retrato fiel das dificuldades e superações encontradas pelos professores e alunos da rede pública de ensino de Quixadá, norteando assim as políticas municipais, estaduais e federais, possibilitando correções nas falas encontradas e um bom ambiente de trabalho para os professores e alunos e para que os mesmos tenham um bom aprendizado em Física e possam se desenvolver em quanto seres sociais.