Desde o advento da avaliação, esta tem assumido apenas a função diagnóstica e classificatória o que a tornou uma prática pedagógica temida e indesejável. Hoje defende-se que a avaliação seja instrumento mediador, através do qual todos os agentes envolvidos na educação: pais, alunos e professores possam trabalhar em conjunto para uma prática pedagógica eficiente. Esta pesquisa teve como objetivo central enxergar as funções atribuídas a avaliação por professores das séries iniciais do ensino fundamental, tendo como lócus o município de Quixeramobim. Utilizamos pesquisa bibliográfica em autores como Luckesi; Perrenould e Hoffmann dentre outros. Em campo questionamos cinco docentes pertencentes a duas escolas selecionadas através da análise de dados do Sistema Brasileiro de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Com base nas reflexões a luz da bibliografia e dados obtidos, concluímos que grande parte dos docentes (80%), ainda não possui total clareza quanto a real função da avaliação, isto é comprovado através das respostas que apontam apenas para a checagem do que o aluno aprendeu, sem contudo se dizer do caráter mediador da ação que esta deve possuir. Cabe salientar que os mesmos docentes afirmaram ser insuficiente sua formação inicial e continuada no tocante a avaliação, assim compreende-se a formação docente como principal caminho para o realizar da avaliação mediadora do conhecimento.