A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO PROCESSO ESCOLAR DA CRIANÇA

RAFAELA NOBRE LIMA

Co-autores: MONALISA MAIA NOBRE
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Ao longo do tempo, à família tem sofrido grandes modificações em seu ciclo social. Hoje, não existe somente a família composta por pai, mãe e filho/s, já existe, por exemplo, a família ampliada onde além de ser composta pelo pai, mãe e filhos, ainda existe um tio, uma avó e etc. Tem também famílias com mães solteiras ou com um casal de homossexual. Isso pode refletir na vida da criança e, também no seu desenvolvimento escolar.A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente porque é o ambiente familiar, o primeiro grupo de pessoas com quem a criança tem contato ao nascere é através dela que, a criança tem seu primeiro contato com a sociedade. Este trabalho tem por objetivo, fazer uma análise a respeito da importância da participação da família na vida escolar de seus filhos. Analisar também se a escola procura tornar-se mais atraente, para que os pais busquem participar do dia a dia escolar de seus filhos. Dessa forma analisaremos até que ponto família e escola trabalham para juntas para que a família se torne um agente ativo do processo de aprendizagem de seus filhos e alunos. A opção do método se propõefazer um estudo tanto bibliográfico como pesquisa de campo. Na pesquisa de campo aplicaremos questionários, entrevistas e observações com o objetivo de analisar a Escola de Ensino Fundamental Raul Urquide, que fica no município de Babuiú a qual foi escolhida como lócus da investigação.Com relação aos resultados e metas esperados, nossa intenção geral é investigar se a escola se diferencia das demais ou se é apenas mais uma com os mesmos problemas da realidade brasileira. Se for mais uma na realidade brasileira, esperamos que nossa pesquisa sirva de base para que a escola encontre seus problemas e repense uma nova forma de caminhar junta com a família de seus alunos.