EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE REFLETIDA NA REALIDADE ESCOLAR

JOSE AMADEU DA SILVA FILHO

Co-autores: SULAMITA RODRIGUES DO NASCIMENTO e KÁRITA DE OLIVEIRA LEMOS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido na disciplina de Organização e Funcionamento da Educação Básica, ministrada pela Prof.ª./ Ms. Danuza Mendes. O trabalho objetivou fazer uma análise da educação especial, onde enfatizamos os avanços e retrocessos que permeiam essa modalidade de educação. Como base teórica nos detemos aos pressupostos da pesquisa bibliográfica, documental e na pesquisa de campo por meio de relatos de experiências da Escola Padre Vicente Gonsalves de Albuquerque, onde buscamos diagnosticar como a inclusão está sendo vivenciada na escola aqui pesquisada. Como referencial teórico, usamos os pensamentos de autores como: Gotti (1998), Mazzotta (2011), Mantoan (1997), Stainback (1999), entre outros que abordam a temática aqui estudada. Sabemos que a inclusão escolar não é um processo rápido, automático e sim um processo lento e gradativo, podendo levar tempos para que todas ou quase todas as pessoas que tenham alguma necessidade educacional especial sejam totalmente incluídas nas escolas regulares. A realização desta pesquisa mim possibilitou concluir que, a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas salas de ensino regular, torna-se um grande beneficio para todos os que estão ali, principalmente para os estudantes sem deficiência, pois a grande maioria descobre ter a capacidade de praticar atos solidários e cooperativos desde cedo, o que os tornam mais compreensivos, tolerante e mais confiante nas relações com os outros.