DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE LEITORES DE POESIA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

YGOR BRAGA DE ALMEIDA

Co-autores: MARIA LARISSA FRANÇA DANTAS e JAQUELÂNIA ARISTIDES PEREIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O presente trabalho constitui uma proposta de discussão sobre as formas de aplicação do texto literário em na sala de aula, salientando algumas questões envolvendo os processos e concepções inadequados de escolarização do texto literário, ainda hoje largamente utilizados, a partir dos estudos de Magda Soares (1999), Regina Zilberman e Ezequiel Teodoro (1990), além de Aracy Alves Martins Evangelista (1999), autores que, em suas obras, refletem sobre possibilidades e metodologias que propiciem um ensino de Literatura significativo e prazeroso, em contraponto aos métodos de ensino tradicionais.  Por fim, centraremos nossa atenção sobre os desafios de se trabalhar com o gênero poesia, no ensino fundamental I, a partir dos estudos de Helder Pinheiro (2000), sugerindo caminhos que ajudem a fazer a mediação, bem como a apreciação, entre a criança e o texto poético.