Este trabalho centra-se no processo de ensino-aprendizagem da linguagem em sala de educação de jovens e adultos (EJA), especificamente na produção de gêneros que retrate o funcionamento linguístico-discursivo em contextos reais de uso e produção. Assim, o presente trabalho tem por objetivo refletir acerca da produção de gêneros multimodais em sala de EJA. Dessa forma, desenvolvemos um estudo em uma sala de EJA, em uma escola pública municipal, na cidade de Acopiara-CE. Participam do estudo 14 estudantes, com idade entre 20 e 60 anos. A proposta metodológica ocorreu em dois momentos distintos. No primeiro, realizamos observações da proposta de ensino da linguagem; no segundo, inserimos, sob a autorização da professora regente, uma proposta de ensino de linguagem a partir da leitura, compreensão e discussão de gêneros multimodais, seguindo-se de discussão acerca das características deste gênero, bem como de produção escrita, e por fim, da reescrita coletiva, buscando assim inserir-los em práticas sociais de leitura-escrita e no funcionamento de linguagens. As análises respaldam-se na perspectiva sócio-histórico-cultural de Bakhtin (1981) e nos trabalhos de Brait (2009, 2010); Rojo (2007, 2009) e Marcuschi (2008) que compreende a linguagem como um conjunto de práticas sociais e interacionais, bem como concebem a interação como atividade essencial de funcionamento discursivo e construção de sentido. Os resultados evidenciam que a proposta pedagógica com os gêneros multimodais com essa turma possibilitou inserir os alunos no universo da leitura e escrita enquanto práticas discursivas e sociais, bem como ressalta a importância de desenvolver múltiplos letramentos em sala de EJA. A exploração e produção de textos multimodais na sala foram importantes para explicitar para os alunos que a produção de textos envolve fenômenos lingüísticos e não lingüísticos e, consequentemente, a associação de ambos contribui para a construção de sentidos. Assim, a proposta possibilitou inserir os alunos em práticas de linguagens, e consequentemente a produção de textos que atendam aos critérios de textualidade.