ANÁLISE DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA SEGUNDO OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA: MARX E DURKHEIM.

MARIA SILVELANE BRAGA DA SILVA

Co-autores: ROSIANE BENTO BARROS, PRISCILA AZEVEDO DE AMORIM e MAÍRA NUNES DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O presente artigo foi elaborado para a disciplina de política e planejamento educacional ministrada pelo professor Deribaldo Santos e tem como finalidade entender o papel que a educação cumpri na sociedade capitalista. Para melhor entender essa relação, realizei uma pesquisa bibliográfica e achei oportuno aprofundar as visões de Marx e Durkheim, ambos considerados clássicos da sociologia e que deixaram suas contribuições para a reflexão dessa problemática. Em Marx, veremos que ele entende a sociedade como uma forma de exploração e a educação é vista como uma possibilidade de emancipação. Já em Durkheim veremos que a educação tem o papel fundamental na própria constituição e manutenção da sociedade. De forma ainda inconclusa, posso verificar que esses modelos teóricos têm diferentes concepções sobre o tema abordado, mas por outro lado, nos permite apropriar de instrumentos para análise do papel da educação na sociedade capitalista. Concluo que para entender melhor as transformações hoje na educação e o seu papel na sociedade capitalista, as concepções dos clássicos da sociologia contribuem na identificação dos novos elementos produzidos na educação e que contribuem para a luta pelas transformações das relações sociais e de produção capitalista.