AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA FECLESC

RODRIGO DE PAULA OLIVEIRA

Co-autores: FRANCISCO WLADIMIR VITORIANO DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

As expectativas dos alunos sobre o curso de licenciatura em física da Feclesc

Autor: Rodrigo de Paula Oliveira

Aluno de licenciatura em física

rblade002@gmail.com

Co-autor: Francisco Wladimir Vitoriano da Silva

Aluno de licenciatura em física

franciscowladimirvitorianodasilva@hotmail.com

    Esse projeto foi proposto tendo em vista o quadro complexo dos alunos do curso de física da FECLESC, e a formação de professores para o ensino médio, em particular, o problema que tem sido objeto de debate na esfera educacional que é o déficit de professores de física para atuar nas escolas de ensino médio, e a falta de estimulo dos alunos para tentar uma formação superior em física. Este artigo apresenta os resultados preliminares de um projeto que tem como objetivo geral realizar um levantamento sobre o curso de Licenciatura em física da FECLESC. As informações que compõem esse levantamento serão obtidos através de uma pesquisa realizada com 80 alunos do curso de física da FECLESC, através de um questionário de 20 questões, todas relacionadas sobre o curso. A partir desse questionário, levantaram-se informações a respeito das expectativas que os alunos possuem durante o curso e após o termino do mesmo, sempre procurando as relações estabelecidas entre o espaço profissional e pessoal, as expectativas em relação ao curso e as representações acerca da profissão docente. Além disso, esse presente artigo também tem como objetivo fazer uma ponte entre os alunos e a coordenação ou vice-versa, tal que, as informações dessa pesquisa contribua para o aprimoramento do curso. Com base nas informações acima contidas queremos concluir que a licenciatura em Física está sendo reconhecida pelos alunos da FECLESC, não como um curso difícil, mas sim um curso de conteúdos ricos que podem auxiliar no desenvolvimento do cidadão e contribuir para sua construção de conhecimento no que diz respeito em ser cidadão autônomo, crítico, reflexivo, fazendo parte ativamente da sociedade onde vive.

 

  1. Palavras chaves: Feclesc, Física e Alunos da física