Aquecimento Global em Quixadá
Autor: Francisco Edson Rodrigues da Silva
Aluno de Licenciatura em física
Co-autor: Francisco Wladimir Vitoriano da Silva
Aluno de Licenciatura em física
franciscowladimirvitorianodasilva@hotmail.com
Co-autor:c
Aluno de Licenciatura em física
O suposto aquecimento do planeta onde vivemos domina as mais variadas rodas de discussões. Há defensores de que realmente o planeta pode sofrer com catástrofe futura por culpa da própria humanidade e há aqueles que discordam do tal ponto de vista, classificando-o como alarmista e sensacionalista. Por ser um tema bastante polêmico o Aquecimento Global pode ser utilizado para discussão de aspecto de física, sociedade e tecnologia em salas de aulas do ensino médio. Este artigo tem por objetivo detectar e aplicar em aulas os conhecimentos físicos envolvidos no tema aquecimento global. A proposta é realizar aulas teóricas e práticas sobre temas tais como: climatologia, termodinâmica, dinâmicas dos fluidos etc. Na prática a idéia é tomar um grupo de alunos para coletar medidas de temperaturas em Quixadá e em seus arredores durante um determinado período. Nestes períodos foram observados tipos de nuvens, quantidade de chuva, dentre outros aspectos. Após a coleta de dados, fez-se uma comparação com médias históricas em fontes especializadas. Os resultados envolvem desde aumento do censo crítico dos alunos a respeito de que realmente é (ou não é!) o Aquecimento Global, até a construção e compreensão da prática do método científico.
Palavras chaves: Humanidade, Quixadá e Temperatura