Qualquer professor deve ter consciência de que sua formação não se dá apenas no período em que está na faculdade: ela se dá por um processo contínuo no seu dia-a-dia e na sala de aula. As condições para que tal processo ocorra são de suma importância para a formação teórica e prática, características as quais constroem a qualidade do ensino. Este trabalho tem como objetivo discutir a formação dos professores de Física das escolas públicas de Quixadá, analisando as condições reais do cotidiano de professores. Foram realizadas pesquisas nas escolas E. E. F. M. Governador César Cals de Oliveira e na E. E. F. M. José Martins Rodrigues, escolas estas vinculados ao PIBID-FÍSICA da FECLESC - UECE. Alguns dados foram levantados tais como: a falta de qualificação eficaz tanto na faculdade quanto na escola de atuação, as péssimas condições de trabalho geradas pela falta de estrutura nas escolas, baixos salários, a carência de professores de Física (supridas por professores de outras áreas como Química e Matemática, comprometendo assim a aprendizagem correta dos alunos.), relação aluno-professor, etc. Discute-se modelos e ações tais como o PIBID\CAPES, ações estas que reforçam o aprendizado dos professores em sua atuação básica.