MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS JOGOS COMO FERRAMENTAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

ROSIANE BENTO BARROS

Co-autores: PRISCILA AZEVEDO AMORIM e MARIA SILVELANE BRAGA DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

 

Desde o início da humanidade os jogos se fazem presente no campo educacional e vem conquistando panoramas cada vez mais significativos. Este artigo tem por finalidade analisar os jogos como ferramenta de aprendizado da matemática na sala de aula, a fim de identificar quais as suas contribuições e de que forma ele colabora para aquisição dos conhecimentos matemáticos na educação infantil. Para alcançarmos tais objetivos partimos de uma análise bibliográfica das teorias de Vygotsky, Wallon, Piaget, entre outros teóricos. Esses autores destacam que os "jogos", quando utilizados de maneira pedagógica, podem ser instrumentos indispensáveis para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. De acordo com a análise realizada, constatamos que os "Jogos" exercem papel importante na aprendizagem das crianças porque proporciona o desenvolvimento do raciocínio lógico, a construção da noção de número, a capacidade de dedução e o desenvolvimento de instrumentos intelectuais para a futura compreensão das operações matemáticas, como adição, subtração, divisão e multiplicação. A forma como os jogos vem contribuindo para a aquisição dos conhecimentos matemáticos passa pelo seguinte processo: promove uma ação no indivíduo, que move o fazer, que o impulsiona a levantar hipóteses, que o faz buscar respostas.