PATRIMÔNIO DA CIDADE DE QUIXADÁ: DO PRIVADO AO PÚBLICO UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA
Michelle Pinto Maciel
Graduanda
UECE
Osmar Wilker Freires Soares
Graduando
UECE
Izaíde Bandeira
Doutora
UECE
GT 13 - História, Sociedade, Memória e Ensino
PALAVRAS CHAVES: AÇÃO EDUCATIVA, PATRIMÔNIO, MEMÓRIA
O presente trabalho tem como objetivo relatar um pouco da experiência vivida em sala de aula ao ministrar um mini-curso proposto pela disciplina Ação Educativa Patrimonial, onde foi possível refletir sobre nossa pratica pedagógica através dos conhecimentos assimilados e discutidos ao longo da disciplina, e também sobre a nossa intervenção na realidade através de nosso oficio de professor, levando as discussões para além das paredes da universidade.
Para isso elaboramos um mini-curso voltado para os alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental da escola José Jucá, pertencente à rede de ensino público localizada na cidade de Quixadá. A temática era voltada para a ação educativa patrimonial, onde lança reflexões sobre as práticas pedagógicas, aqui consideradas como pesquisa, e a importância da conscientização do patrimônio histórico.
O contato em sala de aula foi uma forma de conscientização dos alunos sobre a importância da preservação dos patrimônios históricos. Partindo do que lhes é mais próximo, o privado, e o patrimônio pessoal que é importante para eles enquanto indivíduos, para posterior alçar discussões sobre o patrimônio público, memória e sua importância para a coletividade.