O seguinte trabalho foi elaborado na disciplina de política planejamento educacional ministrada pelo professor José Deribaldo Santos, através de uma pesquisa bibliográfica que tem como base teórica: Saviane e Gadotti, além de outros autores. Sendo a educação um instrumento de dominação da burguesia, este estudo tem como objetivo analisar a escola aqui entendida como um dos instrumentos de alienação do modo de produção capitalista do estado, o qual se utiliza de políticas educacionais bem articuladas por discursos de correntes ideológicas, que propagam ideias de transformação da sociedade pela educação, sem deixar de lado, a igreja, a família, as mídias e outros. Discursos que se valem da retórica da construção de homens livres, que fazem e aprender por si só, criativos e que se adaptam a qualquer situação para criar à falsa ideia de que a escola é a redentora da sociedade. A educação que poderia ser uma alavanca essencial para a mudança, tornou-se instrumento que marca a sociedade capitalista, oferecendo conhecimentos e mão-de-obra necessária para a maquinaria produtiva do sistema capitalista em constante expansão, gerando e transmitindo os ideais e valores dos interesses dominantes. Em outras palavras, tornou-se uma peça do processo de acumulação de capital e estabelecimento da injusta desigualdade social.