O presente trabalho busca analisar a presença da literatura na escola e o grau de envolvimento com a leitura dos jovens do 1º ano do Ensino Médio. Para tanto, utilizou-se como recurso metodológico, uma oficina de leitura, realizada no laboratório de informática da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central com alunos do 1º ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Coronel Virgílio Távora. Para fomentar esse estudo, foram feitas entrevistas nas quais os alunos comentaram a respeito do envolvimento que possuem com a leitura literária. As atividades desenvolvidas nos encontros com os alunos centraram-se em dois blogs que publicam contos e crônicas de Clarice Lispector e podem ser acessados nos seguintes endereços: <http://claricelispectorclarice.blogspot.com> e <http://claricelispector.blogspot.com/>. Serviram de embasamento teórico os estudos dos PCN (2002), de Candido (1972), Lucas (2001), Pinheiro (2002), Silva (2008) dentre outros. Os resultados da oficina e das entrevistas indicaram que os alunos pouco ou quase não têm contato com a leitura, permitindo concluir que a escola precisa atentar para o papel que possui na formação de leitores. Para isso, é preciso ampliar o repertório de leitura e desenvolver propostas metodológicas que priorizem a leitura como ato de interação no qual o aluno leitor tenha um papel ativo, possibilitando-lhe avançar na construção dos diversos saberes.