SHOW DA QUÍMICA - AMOR AMONÍACO
Renata Barreto/autora - PIBID/CAPES - renata.combs@hotmail.com
Clarice da Silva /co - autora -PIBID/CAPES -clarice.cleopatra@hotmail.com
Nagila Regina/ co - autora- PIBID/CAPES - nagila90@hotmail.com
A maneira com que a química é abordada nas escolas pode ter contribuído para a difusão de concepções distorcidas dessa ciência, uma vez que os conceitos são apresentados de forma puramente teórica (e, portanto, entediante para a maioria dos alunos), como algo que deve memorizar e que não aplica diferenças aspectos da vida cotidiana. Devido ao baixo interesse pelos os cursos de ciências básica nos últimos vestibulares, diferentes formas de motivar o interesse por temas científicos ainda nas escolas do ensino médio e fundamental foram estudadas. Com o intuito de divulgar de maneira informal a química por meio de experimentos, bem como despertar a curiosidade e incentivar o interesse dos alunos por esta nobre área, foi elaborado o "show de química com musica." A escolha por esta modalidade deve-se ao fato da força da linguagem audiovisual conseguir dizer muito mais do que captamos, chegando simultaneamente por muito mais caminhos do que conscientemente percebemos, fazendo com que encontremos dentro de nós uma repercussão em imagens básicas, centrais, simbólicas, arquetípicas, com quais nos identificamos, ou com que nos relacionam com alguma forma. É consenso que a experimentação desperta interesse entre os alunos, independente do nível de escolarização. Os experimentos demonstrativos ajudam a enfocar a atenção do estudante nos comportamentos e propriedades de substancias químicas e auxiliam, também, a aumentar o conhecimento e a consciência do estudante. Buscamos preparar uma apresentação visando uma divulgação da química, principalmente para alunos do ensino médio, através de recursos visuais e sonoros da linguagem audiovisual, que fazem parte do universo destes alunos, estabelecendo assim uma comunicação mais efetiva através da sensibilização de suas atenções. A exibição de experimentos demonstrativos com o auxilio de trilhas sonoras é uma maneira informal de comunicação da química com o publico alvo, privilegiando a imaginação e a criatividade em seus aspectos sensoriais e emocionais.
Primeiro experimento que será apresentado é AUMENTANDO O FOGO COM AGUA
Será que sempre a água apaga o fogo? Você deve se perguntar. Mas mostraremos que nem sempre isso acontece. A pedra de carbureto, é um solido iônico branco acinzentado que, em contato com a água, reage imediatamente produzindo gás acetileno (nome usual do etino) e hidróxido de cálcio. Seu nome oficial é carbeto de cálcio, mais conhecido como carbureto de cálcio. O carbureto é um composto que não se encontra na natureza. Resulta da junção de cal e carbono, levando a um forno de alta temperatura. Ele pega fogo porque quando em contato com a água produz um gás inflamável que ao entrar em contato com o oxigênio incendeia. Quando se decompõem o carbureto transforma-se em hidróxido de cálcio que é um resíduo que prejudica a natureza. É indispensável em aparelhos como o gasômetro de acetileno. Onde 300gr de carbureto rende de aproximadamente cinco horas de luz.
Segundo experimento que será apresentado é AMOR AMONÍACO
Acontece através de reações no qual resulta em mudanças de cores. Ocorrendo da seguinte forma:
Quando o cloreto de amônio entra em contato com o óxido de cálcio ele reage formando cloreto de cálcio, água e amônia.
2NH4Cl (s) + CaO (s) → 2NH3 (g) + CaCl2 (s) + H2O (ℓ)
No entanto para que essa reação aconteça é necessário que um pouco de energia seja introduzida ao sistema. Para isso foi adicionada água ao tubo de ensaio. A água irá reagir com parte do óxido de cálcio, liberando energia suficiente para iniciar a reação entre o cloreto de amônio e o óxido de cálcio.
CaO (s) + H2O(ℓ) → Ca(OH)2(s) ∆H= -65,16 kJ/mol
CaO (s) + H2O(ℓ) → Ca(OH)2 (aq) ∆H= -81,89 kJ/mol
Quando a reação do cloreto de amônio com o óxido de cálcio começa, acontece a liberação de amônia gasosa. A amônia tem caráter básico e suas soluções apresentam pH acima de 8. Ao entrar em contato com o papel a amônia reage com a fenolftaleína fazendo com que o coração se colora de rosa.
Terceiro experimento a ser apresentado são os CRISTAIS DANÇANTES
As moléculas podem interagir de diversas formas. As interações podem ser intermoleculares ou intramoleculares (essas últimas são chamadas de ligações), e podem existir, principalmente, de 4 tipos: dipolo permanente, dipolo induzido (ou Van der Waals), ligação de hidrogênio e ligação iônica.
O principal objetivo desta demonstração é, justamente, ilustrar as interações entre as moléculas de naftalina entre si, mas também com as da água e da acetona, de modo a facilitar o entendimento deste fenômeno tão curioso.
Na demonstração, cristais de naftalina se formam em uma solução de acetona e "dançam", ou seja, ficam em movimento, ainda que não tenha sido feita nenhuma agitação no sistema onde a naftalina se encontra. Neste momento, é possível, então, perceber as interações existentes ali.
Esta experiência pode ser usada para discussão de forças intermoleculares, mas também para o estudo de: propriedades de líquidos, tensão superficial, cristalização e solubilidade.