Entre os vários aspectos que marcam a educação brasileira, abordaremos neste trabalho o impacto da política educacional durante o regime militar (1964-1985), que teve grande repercussão nacional. O modelo de educação instituído durante este período teve como foco formar o cidadão para a instrução técnica de acordo com os interesses da classe dominante. O objetivo desse artigo é apresentar os resultados e efeitos das reformas educacionais ocasionadas a partir dos acordos entre o Ministério da Educação e Cultura - MEC e Agency for International Development - USAID, que desinstitucionalizou todo o sistema de ensino. Nessa pesquisa enfatizaremos a Reforma Universitária no referido período ditatorial. Tendo em vista um embasamento teórico que permita uma análise crítica e contextualizada das reformas educacionais desde sua reformulação até sua implementação, incluindo seus resultados e efeitos, farei uso, entre outras fontes, dos livros "Historia da Educação no Brasil" (1987) da autora Otaíza Romanelli e "Historia da Educação" (1989) de Maria Lúcia Aranha. Os resultados que aqui se apresentam foram obtidos através desse estudo, onde fizemos ainda, uma analise geral do impacto causado por tais reformas destacando os efeitos mais marcantes, como o processo de desinstitucionalização da educação e valorização do ensino profissionalizante que veio a contribuir com a ideologia do capitalismo.