Autor: José Wandsson do Nascimento Batista (UECE/FECLESC)
Graduando do Curso de Licenciatura plena Letras/Inglês
EMAIL:jwandsson@yahoo.com.br
Orientador: Prof. Ms. Francisco Carlos Carvalho da Silva UECE/FECLESC)
Professor assistente do Curso de Licenciatura plena Letras/Inglês
EMAIL:carlos.oak@hotmail.com
O ensino de língua inglesa sempre enfrentou varias dificuldades nas escolas públicas brasileiras; sejam elas estruturais como a falta de materiais adequados para o aprendizado da língua, ou culturais, como a fixação no ensino/aprendizado com foco na gramática, desvalorizando as demais habilidades a serem aprendidas, entre elas a leitura que muitas vezes é deixada de lado, e dessa forma não se alcança o sucesso tão esperado nas escolas públicas brasileiras, pois acabamos por eliminar as oportunidades de nossos alunos, negando a eles o acesso a um dos bens mais preciosos, e eficientes de aprendizado de uma segunda língua, que é a leitura. Assim sendo este trabalho tem como objetivo analisar como se dá o processo de ensino/aprendizado nos primeiros anos do ensino médio na Escola Cônego Luiz Braga Rocha em Ibaretama, Sertão Central do Ceará, verificando se há ou não eficiências nas técnicas, e nos projetos governamentais (Escola Aprendente, Primeiro Aprender e etc.) adotados para tal fim. Desta forma pretendemos refletir sobre o que de fato impossibilita o aprendizado de nossos alunos diante de uma segunda língua, bem como refletir como essas situações poderiam ser revertidas positivamente, para o aprendizado eficaz da segunda língua.