ANÁLISE DO TEOR DE IODO NO SAL DE COZINHA COMERCIALIZADO EM QUIXADÁ - CE: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS DISTÚRBIOS DA TIREÓIDE.

DAYANA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA

Co-autores: NILZA MARIA LIMA ALVES e JANDY ESDRA DE OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

ANÁLISE DO TEOR DE IODO NO SAL DE COZINHA COMERCIALIZADO EM QUIXADÁ - CE: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS DISTÚRBIOS DA TIREÓIDE.

 

Dayana Maria Pereira de Oliveira¹ ; dayana_little@hotmail.com

Jandy Esdra de Oliveira¹ ; jandyesdra@hotmail.com

Nilza Maria Lima Alves ¹ ; nilzabio_uece@yahoo.com

¹ Graduandas do curso de Ciências Biológicas da FECLESC

 

O iodo é um elemento químico necessário para a saúde humana, importante para o desenvolvimento físico e mental, a sua deficiência pode causar problemas graves à saúde, pois é um nutriente essencial na síntese dos hormônios da tireóide, que regulam o funcionamento do organismo. Os distúrbios relacionados a essa glândula estão associados com o aumento (hipertireoidismo) ou diminuição ( hipotireoidismo) na produção dos hormônios tireoidianos, tioxina e a tiiodotironina. O bócio é uma das doenças deficitárias mais prevalentes. Como medida de prevenção para a população, a ANVISA através da Resolução - RDC n° 130 de 26 de Maio de 2003, determinou a fortificação do sal de cozinha com iodo. Em virtude da importância do iodo para o bom funcionamento do metabolismo humano e do sal de cozinha na alimentação, este trabalho tem como objetivo determinar o teor de iodo presente no sal para verificar se está dentro dos parâmetros exigidos pela legislação vigente. Será realizada a análise de 10 amostras de sal de cozinha de diferentes marcas, adquiridos no comércio, do município de Quixadá - CE; através da quantificação de iodo por titulação iodométrica. Os resultados deste trabalho contribuirão para estudos sobre os distúrbios da tireóide.

Palavras - chave: Saúde, tireoidismo,metabolismo