A LITERATURA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: ROMPENDO PARÂMETROS E FORMANDO CIDADÃOS

RAQUEL DA SILVA BARROS

Co-autores: RAQUEL DA SILVA BARROS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Este trabalho tem por objetivo analisar como o ensino de literatura é aplicado na disciplina de Língua Inglesa no Ensino Médio. Partindo da ideia que aprender uma língua estrangeira não é apenas saber falar, ler e escrever essa língua, acreditamos que a inserção de textos literários autênticos nas aulas pode aprimorar o conhecimento linguístico do aluno, mas principalmente, estimular sua percepção enquanto ser humano e cidadão. Ao desenvolver a criticidade nas aulas, o ensino da língua inglesa por meio da literatura contribui para o rompimento de antigos padrões pautados quase sempre no estudo repetitivo de formas gramaticais e memorização de regras. Até mesmo nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que apresentam uma perspectiva mais atual, não se percebe a real necessidade para o desenvolvimento da consciência crítica e questionadora. Somente com a utilização de textos tais como os de William Shakespeare, James Joyce, Charles Dickens, entre outros que foram aplicados nas aulas analisadas, isso é possível. Assim sendo, os resultados preliminares mostram que a utilização de textos literários nas aulas de Língua Inglesa não apenas contribui para alcançar a objetivada Competência Comunicativa, mas permitem também que o aluno desenvolva conhecimento cultural e intelectual através de uma visão crítica do mundo e da sociedade em que vive.