O ENSINO DE LIBRAS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ–CE: MITO OU REALIDADE?

KALINNY BRITO SILVA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Atualmente vêm se formando inúmeras discussões em torno da educação para alunos com surdez, tendo isso em vista, está sendo desenvolvido um trabalho no qual o objetivo é mostrar como é ministrada a disciplina LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio no município de Quixadá.  Para que tal objetivo possa ser alcançado, iremos nos fundamentar nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), nas Leis de LIBRAS, como também em autores que tratam de educação especializada. O segundo passo a ser seguido será fazer visitas a algumas escolas municipais e estaduais para verificar, empiricamente, como se dá o ensino de LIBRAS. O critério que usaremos para seleção das escolas será o número de alunos matriculados, isto é, iremos visitar as escolas que tenha maior número de alunos matriculados. Após a realização dos estudos mencionados e da pesquisa empírica realizada, pretendemos apresentar um quadro contrastivo-comparativo entre as leis (LDB e LIBRAS) e a realidade escolar. É provável que exista uma discrepância entre o que dizem as leis e a realidade das escolas visitadas no município; é provável que a disciplina não seja nem ofertada por carência de docentes na área, inclusive.