A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E A ETNOMATEMÁTICA COMO RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

ELIESER MATEUS DE SOUSA NETO

Co-autores: RODRIGO LACERDA CARVALHO e LUCLÉCIA CORREIA LOPES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E A ETNOMATEMÁTICA COMO RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

 

Elieser Mateus de Sousa Neto **

                                          Licenciado em Matemática; eliesermateus@bol.com.br; FECLESC.

 

Rodrigo Lacerda Carvalho*

Mestrando em Educação; rodrigolacerdacarvalho@yahoo.com.br; UECE.

 

Luclécia Correia Lopes

Licenciada em Matemática e Graduanda em Redes de Computadores;

luclecia@alu.ufc.br; UFC.

 

GT 05 - Educação Matemática

 

 

 

 

RESUMO

 

O presente trabalho aborda a investigação histórica da Matemática e a etnomatemática [1] como recursos didáticos, mostrando que as suas utilizações em sala de aula podem trazer bons resultados para o ensino desta disciplina. A história da Matemática e a etnomatemática, estão entrelaçadas assim com história e cultura respectivamente, sendo recursos importantes para o ensino da referida disciplina. Dessa forma os estudantes passariam a fazer uma reconstrução do seu desenvolvimento, percebendo que essa ciência não é uma área de conhecimento pronta, mas que está em constante evolução, de acordo com a necessidade dos seres humanos nas suas diversas culturas. A história da Matemática começou a ganhar espaço no cenário internacional na década de 1980. Aqui no Brasil, surgiu a partir de 1999 com a criação da Sociedade Brasileira de História da Matemática. A etnomatemática foi um termo atribuído por Ubiratan D'Ambrósio para a Matemática nas diversas culturas populares. Atualmente ambas apresentam-se como uma das principais tendências da Educação Matemática. Definimos como objetivo para nosso trabalho, desenvolver uma investigação acerca da utilização da história da matemática e da etnomatemática como recursos didáticos no Ensino da Matemática.

 


* Bolsista FUNCAP.

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[1]