A PRODUÇÃO DA ESCRITA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

MARIA IDERLANDIA FERREIRA LIMA

Co-autores: LUIZ CARLOS SOUZA BEZERRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A prática da Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido vista de maneira relevante nos últimos anos. Assim, aumentou o número de pessoas adultas matriculadas nas escolas públicas. Nesse sentido, questionamos como tem sido desenvolvida a proposta pedagógica de ensino da linguagem nessa modalidade de ensino. Isto, a proposta pedagógica da EJA possibilita inserir em contextos diversos de produção da linguagem como uma prática social. Desse modo, aguçamos nosso olhar para esse campo que nos remeteu a idéia de nos focarmos na leitura e produção da escrita, refletindo acerca do modo pelo qual os alunos conseguem constituir textos que explicitem o funcionamento de linguagem. Neste trabalho, temos o objetivo de analisar as produções textuais de alunos da EJA. Para tanto, desenvolvemos um estudo na cidade de Acopiara-CE, em uma escola da rede pública municipal. A partir da intervenção de uma proposta pedagógica respalda na perspectiva dos gêneros textuais, objetivamos a possibilidade efetiva de inserir em práticas construtivas no processo da construção da escrita, facilitando, assim, o aprendizado da linguagem e, consequentemente a produção textual. Serviu de apoio bibliográfico a este estudo, o referencial teórico proposto por Marcuschi (2008), Brait (2010), Rojo (2009), Mollica e Leal (2009). As práticas pedagógicas desenvolvidas baseiam em explorações de gêneros por meio da leitura e discussão entre os diferentes textos explorados, seguido de produção escrita individual e rescrita coletiva. Os dados obtidos evidenciaram que a proposta pedagógica com produções textuais possibilitou inserir os alunos no universo da escrita enquanto práticas discursivas e sociais.