A PROPAGAÇÃO RETILÍNEA DA LUZ

FRANCISCO BORGES TAVARES

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

O seguinte trabalho consiste em mostrar que a propagação da luz ocorre em linha reta em meios homogêneos e transparentes. O contrário, ou seja, em meios heterogêneos não ocorre o mesmo. Como exemplo podemos citar a atmosfera terrestre que aumenta a densidade com a altitude decrescente; em conseqüência disso os raios que vem dos astros se encurvam ao se aproximarem da superfície terrestre. A metodologia do trabalho é totalmente experimental, que ocorrerá da seguinte maneira:

1.     Será realizado um experimento com a câmara escura de orifício, que é um equipamento formado por uma caixa de paredes totalmente opacas, sendo que no meio de uma das faces existe um pequeno orifício. Ao colocar-se um objeto, de tamanho o de frente para o orifício, a uma distância p, nota-se que uma imagem refletida, de tamanho i, aparece na face oposta da caixa, a uma distância p', mas de forma invertida.

2.     Uma lanterna é colocada em uma posição fixa iluminando um obstáculo (parede). Nesta situação, só é possível observar a luz que é gerada pela lanterna e o efeito que ela causa no obstáculo. É aparentemente possível que a luz descreva qualquer trajetória até atingir a parede (como por exemplo, uma trajetória curva), no entanto se Pulverizarmos água colorida com leite ao longo do feixe de luz que vai da lanterna até a parede. Assim, é possível observar que o feixe luminoso criado pela lanterna, propaga-se em linha reta e não de qualquer outro modo até o obstáculo.