O USO DO JOGO TANGRAM NA CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE GEOMETRIA

WILLAME DA SILVA SALES

Co-autores: IVONEIDE PINHEIRO DE LIMA e FRANCISCO GÊVANE MUNIZ CUNHA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O estudo da Geometria proporciona o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos e sua inserção em sala de aula favorece à compreensão e a integração dos conceitos geométricos com o mundo em que vive. Porém, o seu ensino ainda é pouco explorado em sala de aula, especialmente com jogos que favoreçam essa concepção. Diante disso, este trabalho tem como proposta a utilização do jogo Tangram para o trabalho dos conceitos de Geometria. Para a sua concretização foi realizado uma pesquisa de campo qualitativa denominada empírica exploratória por meio da realização de um minicurso com onze alunos da Universidade Estadual do Ceará. Os resultados mostram que na concepção dos alunos, embora seja mais prazerosa a manipulação do Tangram virtual (computador), este é limitado quando comparado ao construído de papel. A justificativa para esta observação deu-se principalmente pelo fato do Tangram virtual possibilitar apenas a construção de diferentes figuras planas, enquanto que o elaborado de papel abriu um leque de possibilidades para discussão dos conceitos geométricos em sala de aula. O minicurso foi muito bem aceito pelos participantes, que relataram que aprenderam a utilizar o jogo relacionando-o com os conceitos geométricos.