O LABOMÁTICA E SUA INFLUÊNCIA NA APROXIMAÇÃO
THIAGO MACHADO PINHEIRO
Co-autores: ELIESER MATEUS DE SOUSA NETO e PATRÍCIA DO Ó ALVES
Tipo de Apresentação: Oral
Resumo
Uma das dificuldades anunciadas pelos graduandos e professores de Matemática é a distância entre os conteúdos e os recursos didáticos que são propostos para o ensino de Matemática. Este trabalho tem cmo objetivo, analisar a influência do Laboratório de Educação Matemática Malba Tahan (LaboMática) na aproximação entre conteúdos e recursos didáticos, na formação de professores. Na sua elaboração utilizamos como base teórica, principalmente, os Referenciais para Formação de Professores (BRASIL, 1999), que abordam a formação docente e apresentam as diretrizes oficiais para essa formação; e o trabalho de Lorenzato (2006), que faz uma discussão acerca do uso do Laboratório nas aulas de matemática. A investigação foi desenvolvida com base em relatos, observações e registros das atividades promovidas pelo LaboMática, na Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC, unidade da Universidade Estadual do Ceará - UECE, em Quixadá (CE) e em escolas públicas da região. Como resultados, destacamos o aprofundamento teório adquirido sobre a temática e as experiências realizadas nessa área, quando constatamos a motivação dos estudantes de Pedagogia e Matemática e dos profissionais e estudantes da educação básica que participam das atividades de formação continuadas realizadas. Destacamos, ainda, a necessidade de ações mais intensas de utilização do Laboratório e que seja proporcionada sua melhor utilização, desde o início da graduação e de forma mais intensa na formação continuada de professores, em exercício.