Este trabalho tem como objetivo mostrar a contribuição do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) nas escolas públicas, especificamente na Escola de Ensino Médio Audísio Pinheiro, no distrito de Custódio, em Quixadá-CE, como também as dificuldades enfrentadas pelos profissionais que atuam nas diversas situações apresentadas nessas escolas. O PIBID tem como objetivo antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Infelizmente, com a desvalorização dos profissionais da educação, os estudantes são os mais afetados e, consequentemente, a sociedade. Para razões como esta são desenvolvidos programas de melhoramento do ensino no Brasil, como o PIBID que, além disso, desenvolve a capacidade de futuros professores, dando-lhes oportunidade de experiência na sala de aula, conhecendo de perto o ambiente no qual um dia poderão estar. Com a ajuda desse programa, a Escola Audísio Pinheiro foi beneficiada em vários aspectos. Embora as condições no trajeto até a Escola sejam bem precárias, principalmente nos períodos de chuva, as aulas não poderiam ser canceladas. Como o programa conta com a participação de bolsistas, estes são disponíveis para irem até a escola e lá trabalhar em projetos que, no caso, envolvem a disciplina de Física e facilitam a aproximação dos alunos com a mesma. A Física, por ser tão temida pelos alunos, não tem atrativos quando o professor só repassa os conteúdos, sem simulações ou testes usando o cotidiano da turma. Para haver essa relação é preciso modificar a forma com a qual são repassados esses conteúdos, desenvolvendo projetos de ensino-aprendizagem durante as aulas, mostrando-os o mundo fascinante da Física.