A SAÚDE NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS: FORTALECENDO AS AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

HELYANE CANDIDO PEREIRA

Co-autores: , MIRNA NEYARA ALEXANDRE DE SÁ BARRETO MARINHO, DANIELE CASTRO AGUIAR PIMENTA, ELIZABETE GONÇALVES MAGALHÃES FILHA, CÍNTIA DE LIMA GARCIA e ERIK MONTAGNA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Considerando que principalmente o Brasil, está diante de uma emergência em saúde pública devido à proliferação do mosquito Aedes aegypti e as doenças transmitidas por esse vetor (a Dengue, a febre Chikungunya e a Zika), a mobilização das instituições de ensino em todo território nacional deve reforçar as ações de consciência sanitária e de educação em saúde, reiterando o papel da educação na promoção da saúde. Este estudo é um relato de experiência realizado em um instituto da rede federal de ensino, no interior no Ceará. O planejamento das ações educativas e sua execução ocorreram nos meses de fevereiro a abril de 2016. Neste período, foram mobilizados cerca de trezentos discentes que estudam nos turnos (manhã, tarde e noite) do ensino técnico e superior. Foram distribuídos panfletos informativos, discutidos casos clínicos e exposição ao vetor de transmissão, além da criação de vídeos, pelos alunos e professores sobre a temática. A perspectiva dialógica e participativa, nas salas de aula, objetivou a importância da mobilização nacional, com ênfase no combate e eliminação dos criadouros do mosquito, através da limpeza e vistoria, periodicamente, em suas residências. Embora compreendendo que o estudo contribuiu de forma inicial para o resgate da sensibilização sobre o tema, com estratégias participativas de ensino aprendizagem, considera-se a possibilidade da realização de outras alternativas, utilizadas de forma permanente para a mudança de comportamento frente à problemática de saúde pública.