A UTILIZAÇÃO DO DESENHO ANIMADO NA DISCIPLINA DE BASES DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

ELANE DA SILVA BARBOSA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O presente estudo objetiva relatar a experiência da utilização do desenho animado como estratégia metodológica na disciplina de Bases da Sistematização da Assistência de Enfermagem no curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe - FVJ, em Aracati/Ceará. Constitui-se em pesquisa qualitativa e descritiva, do tipo relato de experiência, que utilizou como recurso didático a utilização do desenho animado do personagem Gaguinho. Para análise, foram construídas duas categorias: Conhecendo o Gaguinho e Os diagnósticos de Enfermagem do Gaguinho. Essa personalidade caracteriza-se por ser um porco tímido, medroso, ingênuo, o que às vezes leva a uma nuance cômica das suas ações. Sua marca registrada é a dificuldade de verbalizar o que pensa, isto é, sua gagueira. Os alunos, ao serem convidados para assistir o desenho animado, acharam inusitada aquela proposta. No entanto, ficaram atentos durante todo o desenho, embarcando na história. Após assistirem ao desenho, foram convidados a elaborarem os diagnósticos do personagem. Identificou-se que o número de diagnósticos elaborados pelos estudantes variou. Em média, cada um conseguiu elaborar dois diagnósticos. Entendeu-se que o mais importante não foi a quantidade de diagnósticos elaborados, e sim o engajamento que os discentes tiveram com a atividade, exercitando-se sobre a temática. Logo, a SAE pode ser vislumbrada sob outros ângulos e, desse modo, contribuiu-se para a formação de profissionais mais capacitados para o seu exercício.