HISTÓRICO CONTRACEPTIVO DE USUÁRIAS DE ANTICONCEPCIONAIS INJETÁVEIS COMBINADOS E EXCLUSIVOS DE PROGESTÁGENO

MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS OLIVEIRA CUNHA

Co-autores: ANA GESSELENA DA SILVA FARIAS, RAYLLA ARAÚJO BEZERRA, ALINE CRUZ DOS SANTOS, RAQUEL FERREIRA GOMES BRASIL e ESCOLÁSTICA REJANE FERREIRA MOURA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

Introdução: Atualmente verifica-se uma variedade de Métodos Anticoncepcionais (MACs) disponíveis no mercado. Dentre eles, são ofertados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) os anticoncepcionais injetáveis (mensal e trimestral), orais (minipílula e pílula combinada), preservativo, diafragma e Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre (BRASIL, 2013). Conforme o Relatório final da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS - 2006) realizada com 15.575 mulheres constatou-se que 87,2% das mulheres entrevistadas já fizeram uso de algum MAC (BRASIL, 2008). Objetivo: Diante do exposto, este estudo teve como objetivo verificar o histórico contraceptivo de usuárias de anticoncepcionais hormonais injetáveis combinados e exclusivos de progestágeno. Metodologia: A presente pesquisa é descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa. O estudo foi realizado no Centro de Desenvolvimento Familiar (Cedefam/ Casa de Parto Natural Lígia Barros Costa). A população deste estudo foi composta pelas 43 usuárias de anticoncepcionais injetáveis acompanhadas no referido serviço. O instrumento de coleta de dados foi um formulário estruturado. A coleta dos dados teve início após a aprovação do Projeto de Pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, conforme protocolo CAAE: 36668314.3.0000.5054, número do parecer: 851.453. Resultados:Em relação ao histórico contraceptivo que antecedeu o uso de Anticoncepcional Injetável Combinado (AIC), prevaleceu o uso de preservativo masculino (28-93,3%), seguido pelo uso de AOC (15-50%). Conclusão:Percebeu-se a popularidade do AOC e do preservativo masculino entre os métodos mais utilizados pelas participantes antes do uso dos AHIs. É importante que o enfermeiro conheça o histórico contraceptivo das mulheres, também, é necessário investigar a causa de interrupção dos métodos já utilizados e a satisfação quanto ao uso do método atual.