ESTRATÉGIA EDUCATIVA COM GESTANTES SOBRE ALEITAMENTO MATERNO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS OLIVEIRA CUNHA

Co-autores: ANA GESSELENA DA SILVA FARIAS, ALINE CRUZ DOS SANTOS , JOQUEBEDE DA SILVA BERNARDO , DARRIELLE GOMES ALVES MORORÓ e PRISCILA DE SOUSA AQUINO
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

Introdução: O leite materno é o alimento ideal para os bebês. A prática do aleitamento materno exclusive (AME) deve ser feita até o sexto mês de vida a qual influencia positivamente no crescimento adequado da criança (VICARI, 2013). O enfermeiro exerce um papel importante frente às orientações a essa prática.  Objetivo: Este estudo tem como objetivo descrever as ações prestada as gestantes por acadêmicas de enfermagem na promoção do aleitamento materno em uma unidade de saúde Centro de Desenvolvimento Familiar. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa. A atividade educativa foi realizada no Centro de Desenvolvimento Familiar (CEDEFAM/UFC), local onde se desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Ceará. A atividade educativa foi realizada antes da consulta pré-natal na sala de espera. Foram seguidas algumas etapas: Acolhimento com a realização de uma dinâmica de apresentação das participantes; em seguida foi apresentada a temática, orientações sobre aleitamento materno, para isso, foi utilizado um álbum seriado que continham informações sobre o assunto, fotos, e bebês de plásticos para demonstração; posteriormente foi realizado a discussão em que as participantes interagiam livremente contando suas experiência e expressavam seus anseios. Participaram da atividade educativa oito gestantes que aguardavam a consulta pré-natal na unidade. Resultados e Discussão: Participaram da atividade educativa oito gestantes quem tinham idade entre 16 e 31 anos, a maioria estava no segundo trimestre de gestação, apenas uma estavam no primeiro trimestre gestacional. Para a realização da atividade utilizamos o Método Participativo, o qual julgou ser o mais adequado para este tipo de atividade. Durante a atividade utilizamos como recurso um álbum seriado que continha informações sobre o aleitamento materno, sua importância, a pega correta, os alimentos que a mãe pode consumir para estimular a produção de leite. Foi utilizado também bebês de plásticos que tem no serviço para demonstração prática de alguns cuidados com o recém nascido, como a higiene do coto umbilical, da boca, da região íntima e de como se deve dar o banho de sol. A estratégia foi dividida em quatro momentos: o 1º caracterizou-se pela apresentação da dupla e das participantes e o assunto que seria abordado durante a atividade educativa.  O 2º momento caracterizou-se pela apresentação do álbum seriado sobre o aleitamento materno, vantagens e desvantagens, a importância do mesmo para a mãe e a criança. . O 3º momento evidenciou-se através da demonstração prática com os bebês de plásticos, em que as participantes que já tinham amamentado anteriormente pegavam o bebê e demonstravam a pega correta da criança no peito. No 4º momento ocorreu o relato das participantes sobre o momento vivenciado, uma dela em sua fala "referiu muito importante o momento, pois aprendeu muito, pois não sabia que o leite materno tem tudo que o bebê precisa sem complemento até seis meses de vida". Conclusão: Conclui-se que houve a participação de oito gestantes, com idade entre 16 e 31 anos, estando à maioria no segundo trimestre de gestação. As estratégias educativas devem ser realizadas com mais frequência com as gestantes, pois propicia uma interação, socialização, além de promover uma troca de conhecimento entre as mesmas acerca do aleitamento materno e dos cuidados com o recém-nascido.