ACIDENTES DOMÉSTICOS: PERCEPÇÕES DE PAIS E/OU CUIDADORES DE CRIANÇAS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE

ESSYO PEDRO MOREIRA DE LIMA

Co-autores: , EVELINE PINHEIRO BESERRA, ELIONEIDE PAULO CARNEIRO, FRANCISCO MAIRTON RODRIGUES DE ANDRADE, MAIARA CHAGAS LIMA e FABIANE DO AMARAL GUBERT
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar os conhecimentos de pais e/ ou cuidadores sobre medidas preventivas para acidentes na primeira infância. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem predominantemente quantitativa. O estudo foi realizado no Centro de Desenvolvimento da Família (CEDEFAM), ligado à Universidade Federal do Ceará.  Os resultados evidenciaram a predominância dos acidentes domésticos infantis em populações de baixa renda, havendo várias pessoas morando na mesma residência, com pais e/ ou cuidadores de escolaridade média e com idade jovem. Verifica-se a importância de serem criados programas e ações de prevenção de acidentes domésticos, além de haver a abordagem da temática nas visitas domiciliares por parte dos agentes comunitários de saúde, nas consultas de Puericultura, mídias sociais, creches, maternidades, dentre outros locais.