TÉCNICA VIVENCIAL DE TRATAMENTO DO LUTO POR MEIO DE CUIDADOS PALIATIVOS

ESSYO PEDRO MOREIRA DE LIMA

Co-autores: ESSYO PEDRO MOREIRA DE LIMA, FRANCISCO MAIRTON RODRIGUES DE ANDRADE, LAURO INÁCIO DE MOURA NETO, THAYS SILVA DE SOUZA LOPES, MAIARA CHAGAS LIMA e MICHELL ÂNGELO MARQUES ARAÚJO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Luto é o conjunto de sentimentos surgidos após uma perda significativa. O aconselhamento de luto é uma estratégia de tratamento psíquico, utilizada para que o luto seja superado e o enlutado possa encerrar o ciclo com a pessoa falecida e seguir normalmente com suas atividades. O objetivo deste trabalho foi o de relatar a experiência sobre a técnica vivencial de tratamento do luto por meio de cuidados paliativos com alunos da disciplina de Tanatologia. O estudo trata-se de um relato de experiência. Participaram da vivência vinte alunos matriculados e o professor da disciplina, que atuou como facilitador. Com a dinâmica grupal realizada, os alunos sentiram o luto e demonstraram seus medos, angústias e dores, expressados através de choros, hesitações e falas agoniadas. Percebemos que, após a morte de uma pessoa significativa, muitos continuam com a tristeza do luto e permitem que esta atrapalhe suas atividades profissionais e pessoais, pelo comprometimento emocional e psicológico. Desta forma, é relevante difundir e desenvolver técnicas de superação do luto.