ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UNIDADE SEMI-INTENSIVA CARDIO-PULMONAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

ISABELLY GOMES DE OLIVEIRA

Co-autores: , EMANUELLA SILVA JOVENTINO, SUELANE CRISTINA SILVA DE LIMA, MARA JOYCE DE QUEIROZ, TICIANE COSTA DO AMARANTE e ALINE DE OLIVEIRA DE FREITAS
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

As doenças crônicas vêm crescendo ao longo do tempo de maneira ampla, causando limitações e mudanças nos hábitos de vida de pessoas no mundo inteiro. Devido a isto, o profissional de enfermagem deve estar preparado para a assistência a esses pacientes, agregando o conhecimento teórico às habilidades práticas, promovendo assim a qualidade de vida do paciente, desde o ambiente acadêmico, o internato em enfermagem configura-se como a oportunidade de o aluno vivenciar o conhecimento adquirido em sala de aula. Buscou-se relatar as atividades executadas em internato de enfermagem em uma unidade de terapia semi-intensiva em um hospital terciário de referência em cardiologia e pneumologia. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, onde foram descritas a estrutura da unidade, a prática durante o estágio, bem como a importãncia da enfermagem na assistência aos pacientes portadores dessas doenças. A unidade apresenta-se organizada e dispõe de equioe multiprofissional, cujos profissionais são altamente caacitados e prestam um cuidado humanizado. As atividades executadas variaram desde procedimentos de enfermagem até a aplicação de escalas. O profissional de enfermagem representa uma referência para a equipe, pois atua na assitência e na parte burocrática. O campo de estágio mostrou-se muito rico e proício ao aprendizado, pois foi responsável por desenvolver habilidades práticas e o conhecimento teórico da discente, caracterizando essa modadlidade de estágio satisfatória ao crescimento profissional do aluno. Ressalta-se também a importância do enfermeiro na qualidade da assistência aos pacientes.