O INTERCÂMBIO EM ENFERMAGEM: CAMINHOS PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA

Co-autores: KARLA MARIA CARNEIRO ROLIM
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Objetivou-se com esse estudo descrever a internacionalização acadêmica por meio da experiência franco-brasileira de estudantes de Enfermagem, da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Brasil, com a Universidade de Rouen, na França. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, acerca da experiência franco-brasileira na internacionalização entre acadêmicos de enfermagem. O período da internacionalização ocorreu no mês de janeiro de 2016. Os alunos de enfermagem advindos dos projetos de responsabilidade social da UNIFOR foram contemplados com um ano e meio de curso de francês, sendo posteriormente selecionados três graduandos para se direcionarem ao intercâmbio. Os critérios de seleção contemplaram a desenvoltura oral e escrita no curso de francês, assim como, a análise do histórico escolar e a análise das publicações em eventos científicos. As discussões se deram em três eixos temáticos, sendo eles: "Preparação à internacionalização e a acolhida", "A formação dos profissionais de saúde em Rouen" e "A arte nos hospitais e a atuação dos profissionais de cultura". Os eixos contemplam a prática de enfermagem francesa, além disso, discorrem sobre a realidade das escolas de formação dos profissionais de saúde, a rotina dos serviços hospitalares e as tecnologias em saúde na França. Conclui-se que a relevância da vivência do intercâmbio, durante a graduação, garante um caráter diferenciado ao estudante, assim como, há uma notória relevância na construção de profissionais de enfermagem envolvidos no progresso da sociedade, com um pensar diferenciado e um agir dotado de uma visão sistêmica.