DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM: ANSIEDADE E MEDO NO TRANSOPERATÓRIO EM CRIANÇA

MARIA SOLANGE NOGUEIRA DOS SANTOS

Co-autores: ANA PAULA DA SILVA MORAIS, SARAH NOGUEIRA RABELO, SILVÂNIA MOREIRA DE ABREU FAÇANHA, AMANDA NEWLE SOUSA SILVA e EDNA MARIA CAMELO CHAVES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

OBJETIVO do estudo foi identificar as características definidoras e os fatores relacionados presentes no diagnóstico de Enfermagem Ansiedade e Medo no transoperatório em criança. Verificar o percentual de crianças que apresentam o diagnóstico de enfermagem de Ansiedade e/ ou Medo e Caracterizar as crianças submetidas a procedimentos cirúrgicos. A pesquisa foi de campo, de caráter descritivo, com abordagem quantitativa. A amostra foi por conveniência composta de 131 crianças na faixa etária de 1 a 11anos que foram submetidas à intervenção cirúrgica, no período de março a maio de 2015. O critério de inclusão foram crianças na faixa 1ano há 11anos encaminhadas ao centro cirúrgico tanto das cirurgias eletivas, como cirurgias das emergências, exclusão as crianças intubadas, sequelas neurológicas e quadro clinico instável. Realizou exame físico durante a recepção da criança no centro cirúrgico na fase do transoperatório, sendo utilizado um questionário e a sistematização da assistência de enfermagem (SAE) da referida instituição. Os dados foram organizados e apresentados em tabelas com frequência absoluta e percentual. RESULTADOS: Foi evidenciada que o sexo masculino foi predominante, idade escolar (45%), crianças procedentes do interior (61%), no qual a acompanhante era a genitora (69%). As mesmas (82%) nunca realizaram nenhuma cirurgia. Não receberam visita da enfermeira antes da cirurgia (98%). DE Medo se manifestou em 52 crianças (40%). Ansiedade em 45 crianças (34%), e os dois diagnósticos 34 crianças (26%). CONCLUSÃO: Com a realização deste estudo, conclui-se que, durante o período transoperatório operatório, é de extrema necessidade dar importância às relações estabelecidas entre o paciente e o meio no qual ele está inserido.