PAPEL DO ENFERMEIRO NO PLANEJAMENTO FAMILIAR: UM ESTUDO REFLEXIVO

SAMUA KELEN MENDES DE LIMA

Co-autores: , JÉSSICA LOURENÇO CARNEIRO, JAMILE LOPES DE MORAES, RAYLLA ARAÚJO BEZERRA, PAULA MEDEIROS MACHADO CARRION e ANA KELVE DE CASTRO DAMASCENO
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

Apesar de atualmente fazermos presente em uma sociedade moderna, com maiores acessos aos meios de comunicação e informação, sabe-se que no Brasil a influência das tradições e mitos da própria comunidade exerce um papel importante acerca do método contraceptivo, principalmente no aspecto relacionado à sua eficácia e critérios de utilização, o que desestimula seu uso ou encoraja um uso incorreto, acarretando em possíveis prejuízos para a saúde da mulher devido a um intervalo curto entre gestações. A ESF muitas vezes possui um déficit no que tange a educação em saúde no pré-natal, visto que a maioria das gestantes possuem acesso a esse serviço, são orientadas quanto aos cuidados durante a gestação e acompanhamento, porém não são informadas sobre a escolha do método, perdendo a chance de fornecer informações adequadas em momento oportuno. O planejamento familiar (PF) é o direito de regulação da fecundidade, ou seja, consiste na garantia da mulher, do homem ou do casal em decidir quando deseja conceber. A partir de 1996, foi aprovada a Lei n.º 9.263/96, a qual estabelece a obrigatoriedade do Sistema Único de Saúde (SUS) em prestar assistência integral em PF em todos os níveis de atenção em saúde (BRASIL, 2002). No âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF) na atenção primária, o enfermeiro é o principal profissional responsável por auxiliar na escolha livre e consciente do método anticoncepcional (MAC) desejado pelo cliente, através de ações educativas, de aconselhamento e atividades clínicas. O enfermeiro, como promotor do cuidado em todos os âmbitos da saúde sexual e reprodutiva, durante a consulta de enfermagem em PF, deve levar em consideração a escolha da mulher, do homem ou do casal e as características dos métodos e fatores individuais e situacionais relacionados aos usuários do MAC. É essencial considerar suas condições econômicas, o estado de saúde, as características da personalidade, a fase da vida, o padrão de comportamento sexual, as aspirações reprodutivas entre outros fatores que possam influenciar na indicação ou não de determinado método.