CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS, SEXUAIS E REPRODUTIVAS RELACIONADOS À PATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA

BRUNA BARBARA FERNANDES MOURA BAÍA

Co-autores: ANA CARLA FERREIRA BESERRA MAGALHÃES, KÁTIA BARBOSA GIFFONI e DANIELLE TEIXEIRA QUEIROZ
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Objetivou-se identificar as características sociodemográficas, sexuais e reprodutivos relacionados à paternidade na adolescência. A pesquisa utilizou abordagem quantitativa com desenho transversal, que teve o intuito de retratar os dados conforme eles se apresentaram no momento da coleta de dados. O cenário da investigação foi em uma Escola de Ensino Fundamental e Médio do município de Fortaleza-Ceará, esta escola pertence e é mantida pelo Governo do Estado e situa-se na Regional VI. Os resultados se assemelham a outro estudo que encontrou pais adolescentes na fixa etária 13 a 16 anos e cursando o ensino fundamental. Os adolescentes dessa pesquisa têm sonhos e desejos de garotos de sua idade, porém observou-se uma particularidade neles bastante positiva, o interesse em permanecer na escola, mesmo diante de uma nova responsabilidade advinda da paternidade precoce. Conclui-se que a paternidade na adolescência acarreta aos jovens inúmeros prejuízos como evasão escolar, onde os pais adolescentes abandonam a escola para dedica-se aos cuidados da criança, resultando em aumento do nível de pobreza e baixa escolaridade.