ANÁLISE DOS DISCURSOS DAS JUVENTUDES SOBRE CULTURA DE PAZ ATRAVÉS DA WEB RÁDIO.

TALYTA MARTINS NEVES

Co-autores: RAIMUNDO AUGUSTO MARTINS TORRES, ISABELE TAUMATURGO MORORÓ, SAMUEL RAMALHO TORRES MAIA, LEIDY DAYANE PAIVA DE ABREU e SAMYLLA DE FÁTIMA SABOIA VERAS
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

A Web Rádio AJIR é uma estratégia de comunicação que visa difundir informação e conhecimento através da internet, transmitindo uma programação diversificada com temas de saúde e cultura, desse modo atuando na promoção da saúde.Contudo, objetivou-se perceber como os jovens problematizam e compartilham informações sobre o tema Cultura de Paz, abordado no Programa Em Sintonia com a Saúde. Estudo do tipo descritivo, com abordagem qualitativa. Os sujeitos foram 40 jovens de escolas públicas e de um Centro Urbano de Cultura, Arte e Esporte (CUCA). Estes jovens participaram do Programa Em Sintonia com a Saúde através da Web Rádio AJIR no dia 29/10/2014. Os dados foram organizados em um quadro e apresentados como categoria discursiva, compondo-se de 15 perguntas analisadas.A análise permitiu identificar que alguns jovens possuíam um conhecimento prévio sobre o movimento Cultura de Paz, pois estes apresentaram questionamentos que abordavam seus princípios, pilares e símbolo. Acredita-se que este tema seja debatido dentro de algumas escolas, o que permite aos jovens obter informações sobre ele. Os discursos também questionavam sobre problemas sociais, resolução de conflitos, cidadania, violência e paz. Alguns discursos fizeram comparação entre as sociedades mais antiga e os dias atuais, destacando o crescimento da violência atualmente. Assim, conclui-se que esse debate promovido pela web rádio, contribuiu para a promoção da saúde dos jovens através da comunicação qualificada que permitiu que o meio digital seja um espaço de participação desses sujeitos.
Contudo, a Web Rádio AJIR, como ambiente virtual de Tecnologia de Informação e Comunicação, mostrou-se uma importante ferramenta de promoção do cuidado em saúde, educação em saúde e promoção de saberes.