AVALIAÇÃO DA MONITORIA ACADÊMICA NO CURSO DE ENFERMAGEM

LETÍCIA MOURA FERNANDES

Co-autores: VANUSA MARIA GOMES NAPOLEÃO SILVA, RHANNA KÉSSYA MAIA FAÇANHA, RUANA LUIZA AQUINO COSTA e RHANNA EMANUELA FONTENELE LIMA DE CARVALHO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Introdução:

A monitoria é o primeiro local de contato dos alunos com a experiência da docência dentro da Universidade, além de ser o momento do estudante aprimorar conhecimentos e habilidades. O acadêmico monitor nesse cenário, torna-se um facilitador, contribuindo para o progresso dos alunos a medida que realiza o seu próprio. A monitoria acadêmica foi instituída no Brasil pela Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968 (BRASIL, 1968) e depois revogada pela Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (BRASIL, 1996), onde traz a monitoria como função dos alunos de graduação submetidos a testes específicos que comprovem suas capacidades de desenvolver as atividades. O curso de graduação da Universidade Estadual do Ceara tem a disciplina de Semiologia, semiotecnica e o processo de cuidar como disciplina obrigatória em sua grade curricular. Pela importância da disciplina no curso de graduação e na prática profissional, os monitores tornam-se um diferencial, onde, incluídas na metodologia de ensino da disciplina atuam junto aos alunos na abordagem dos conteúdos vistos em sala de aula, com o objetivo de revisar, praticar e esclarecer as dúvidas. Desta forma, esse estudo teve como objetivo, avaliar a atuação da monitoria da disciplina de Semiologia, semiotécnica e o processo de cuidar no desempenho acadêmico dos alunos do curso de graduação em Enfermagem.

Metodologia:

Trata-se de um estudo descritivo e comparativo, desenvolvido durante as monitorias da disciplina de Semiologia, semiotécnica e processo do cuidar, na Universidade Estadual do Ceará no período de outubro a fevereiro de 2015. Para o presente trabalho foram utilizadas a ata de frequência dos alunos que participaram da monitoria e o questionário de avaliação da disciplina - que possui um campo destinado para avaliação da monitoria.

A média de frequência dos alunos nos encontros de monitoria foi calculada a partir do número total de alunos que frequentavam a monitoria e número total de monitorias realizadas com a turma. Esse cálculo nos dá uma média de quantos alunos frequentavam a monitoria.

O questionário de avaliação da disciplina é aplicado no último dia da disciplina. Neste questionário os alunos avaliam a experiência que tiveram durante a disciplina, incluindo o desempenho docente, conteúdo apresentado, experiência no estágio e experiência com a monitoria. Neste instrumento o aluno pode dar sua opinião sobre cada um dos pontos apresentados sem qualquer meio de identificação pessoal, garantindo ao aluno total liberdade em expor seu ponto de vista. No campo referente a monitoria os alunos tem as opções "satisfeito", "muito satisfeito" e "insatisfeito", e mais um espaço para acrescentarem informação ou sugestão. Esses dados foram usados na pesquisa para avaliar a monitoria no desempenho acadêmico dos alunos do curso de graduação em Enfermagem.

A monitoria conta com 12 monitores distribuídos de segunda a sexta-feira no período de 12:30 a 13:30. Durante as monitorias são abordados os conteúdos já apresentados pelas professoras em sala de aula, de forma a proporcionar um ambiente de revisão e prática de procedimentos, onde os alunos possam exercitar seus conhecimentos e sanar suas dúvidas. O projeto foi apreciado e aprovado pelo comitê de ética em Pesquisa da UECE com o número de parecer 1.507.307.

Resultados e discussão:

A turma selecionada para o estudo foi composta por 44 alunos matriculados na disciplina no semestre 2015.2. Foram realizadas 37 encontros de monitorias durante o período estudado, onde foi possível observar 219 participações de alunos com uma frequência de, em média, 6 alunos por monitoria.

A partir da ficha de avaliação da monitoria foi possível observar que mais da metade dos alunos (54,2%) avaliaram a monitoria como "satisfatória" e "muito satisfatória". De acordo com os alunos, a satisfação se deve ao desempenho dos monitores que mesmo no estágio se disponibilizaram a vir em outros horários para compensar e repor o conteúdo, a dedicação dos monitores e a vontade de fazer o melhor para que os alunos alcançassem um bom desempenho na disciplina durante o semestre letivo. É importante destacar o fato dos alunos verem o monitor como alguém que está mais próximo e que se torna referência no entendimento da disciplina. Existe um aumento da sensação de suporte pedagógico, com o diferencial da flexibilidade do aluno-monitor. Além disso, a monitoria era responsável por relembrar as técnicas aprendidas em sala de aula e fortalecer a prática de procedimentos.

Quanto aos motivos de insatisfação dos alunos com a monitoria, relacionavam-se a tempo, organização e atualização das monitoras. O tempo de monitoria é limitado pela própria carga horária do semestre, onde os alunos contam apenas com os horários de almoço para a prática da monitoria. A organização e atualização dos monitores é um fator pessoal onde cada monitor tem seu modo de repassar o seu conhecimento e ser compreendido. No entanto, todos esses pontos que provocaram insatisfação vêm sofrendo um processo de reformulação, os horários reduzidos estão sendo otimizados nas simulações pré-prova, onde os alunos têm a possibilidade de se prepararem para a prova prática. A organização e atualização das monitoras também foram pensadas de forma a aproximar ao máximo a linguagem das monitoras a das professoras, sendo realizados encontros quinzenais entre as professoras e as monitoras da disciplina para revisão dos Procedimentos Operacionais Padrões e resolução de dúvidas.

Durante a pesquisa foi possível ver a opinião dos alunos - principais motivos da existência da monitoria -, onde o instrumento de avaliação torna-se um feedback fundamental do impacto que a monitoria está tendo para os alunos e sobre pontos que podem ser continuamente melhorados. Durante o exercício da docência, mesmo que pela monitoria, é importante ter ciência da importância desse tipo de avaliação para o progresso pessoal e profissional do monitor.

Conclusão:

A monitoria é uma experiência única e engrandecedora, principalmente pelo fato de tornar o aluno-monitor seguro do seu conhecimento e parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, repercutindo no crescimento pessoal e acadêmico, uma vez que se fez necessário um constante aprofundamento dos temas abordados.

As monitorias são relevantes e pertinentes, pois contribuem para um melhor aproveitamento de uma disciplina, que fundamenta os principais processos do desenvolvimento humano e se constitui como base para muitas outras disciplinas do curso de Enfermagem. As monitorias também proporcionam trocas de experiências entre o aluno-monitor e o professor-orientador, bem como o desenvolvimento de competências pedagógicas do monitor e possibilitar o despertar de interesses pela docência.

Referências:

BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Brasília, 1968. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5540.htm>. Acesso em: 21 abr. 2016.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 21 abr. 2016.