RELATO DE EXPERIÊNCIA: IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA COM USO DE MANEQUINS SIMULADORES DE PARTO

SADRINE MARIA EUFRASINO DE PINHO

Co-autores: , TATIANA RODRIGUES DE CASTRO, SIMONE PAES MELO, LUCÍLIA MARIA NUNES FALCÃO e RITA DE CÁSSIA MOURA DINIZ
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O uso de simuladores como ferramenta de ensino é um método que reproduz situações de um ambiente real, em um ambiente fictício e interativo. Esta metodologia didática se adequa à proposta de uma educação baseada no desenvolvimento de habilidades e competências para o exercício da profissão. As simulações ajudam os alunos a entenderem a situação onde eles terão que por em prática o que aprenderam. Trata-se de um relato de experiência da construção de projeto didático visando implementar o uso de manequins simuladores de parto para o módulo de Enfermagem Perinatal do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza. A experiência nesse trabalho ofereceu a oportunidade de conhecer mais sobre as metodologias de ensino, com maior foco na metodologia ativa de ensino - aprendizagem, fornecendo instrumentos didáticos e pedagógicos para o exercício da monitoria.