ESCOLHA DO MÚSCULO PARA ADMINISTRAÇÃO SEGURA DE MEDICAMENTO INTRAMUSCULAR EM PEDIATRIA

THAIS LIMA VIEIRA DE SOUZA

Co-autores: EVA ANNY WÉLLY DE SOUZA BRITO, RAFAELA DE OLIVEIRA MOTA, ÉRICA OLIVEIRA MATIAS e FRANCISCA ELISÂNGELA TEIXEIRA LIMA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Objetivou-se avaliar a escolha do músculo para administração de medicamentos por via intramuscular na pediatria levando-se em conta o desenvolvimento do músculo e o volume. Estudo observacional, transversal, de abordagem quantitativa, desenvolvido mediante 325 observações de administração de medicamento intramuscular em crianças realizado por 11 profissionais de Enfermagem de um hospital pediátrico de Fortaleza-CE. Utilizou-se um instrumento do tipo checklist para a coleta de dados no período de dezembro de 2014 a maio de 2015. Os dados foram processados e analisados de forma descritiva. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, parecer nº 805.953. Observou-se que na maioria das administrações o músculo de escolha foi o dorsoglúteo (99,4%), independentemente do desenvolvimento do músculo e do volume a ser injetado na criança, entrando em desacordo com o preconizado pela literatura. Conclui-se que a administração de medicamento IM na pediatria é realizada por hábitos e rotinas estabelecidas pelos profissionais e não pelo volume e características da musculatura da criança. Assim, é necessário sensibilizar e capacitar os profissionais para mudança da técnica realizada, visando a segurança do paciente pediátrico.