INTRODUÇÃO:O Autismo é classificado atualmente como um transtorno mental. Ele é causado por
uma desorganização de nível neuronal sendo assim, um quadro geralmente de
múltiplos sintomas comportamentais. Essa sintomatologia inclui dificuldades nas
interações sociais, dificuldade na comunicação e padrões repetitivos de
comportamento. Geralmente o autismo é diagnosticado antes dos 3 anos de idade
(ANDRADE, ET AL 2014.) O autismo tem em suas características,
comprometimentos no desenvolvimento social e na qualidade de sua comunicação.
O diagnóstico do autismo está diretamente ligado ao seu comportamento, visto
que, logo na infância, em sua grande maioria, os sinais são bem perceptíveis.
Assim, quanto antes for diagnosticado, mais eficácia terá o tratamento para o
indivíduo. Segundo Zanon et al, a atividade gestual, o olhar, o atraso na fala e, as
expressões emocionais são importantes sinais para o diagnóstico da TEA
(Transtorno do Expectro do Autismo), em 47,75% esse sintomas estão presentes
entre o primeiro e o segundo ano de vida da criança e 12,5% com dois anos ou mais
de idade assim, o tratamento deve foco nessas respectivas áreas principalmente
nessa idade. A criança autista tem grande dificuldade de reconhecer expressões
faciais quando comparada a essa mesma capacidade em crianças que não são
portadoras de TEA. Essa dificuldade em reconhecer as expressões faciais pode
prejudicar a pessoas tanto na infância quanto na vida adulta, pois, as expressões
faciais são de grande valia ao que concerne ao convívio social. (JUNIOR 1999). Com
tudo, percebe-se a necessidade de estudos na enfermagem a cerca das variáveis de
expressões faciais no autismo, bem como, métodos que influenciem a criança
nesse reconhecimento de expressividade facial para que assim, a enfermagem
potencialize o cuidado no desenvolvimento de crianças com TEA.OBJETIVOS:Relatar a construção de um jogo com a finalidade de auxiliar o reconhecimentocorreto das expressões, treinar a atividade motora e contribuir para o
reconhecimento de formas geométricas.METODOLOGIA:
Estudo qualitativo descritivo. Trata-se da construção de um jogo destinado a
autistas. A construção do jogo ocorreu no período de agosto e setembro de 2015,
por acadêmicos de enfermagem dentro da disciplina de Ensino Clínico VI (Saúde
Mental), no Centro Universitário Estácio do Ceará na supervisão de uma professora
com vivência prática relacionada a temática. O jogo foi constituído de três etapas
sendo finalizado com a materialização do processo.RESULTADOS E DISCUSSÃO:A construção do jogo ocorreu no período de agosto e setembro de 2015, por
acadêmicos de enfermagem dentro da disciplina de Ensino Clínico VI (Saúde
Mental), sob supervisão da professora da disciplina, no Centro Universitário Estácio
do Ceará. O jogo foi criado em três etapas. A primeira etapa foi constituída na
busca da real necessidade ou demandas que justificassem o tema. Ainda nessa
fase, foram analisados elementos como, público-alvo, conteúdos, ambiente e
usabilidade do jogo. O público-alvo escolhido foi: crianças com autismo em idade
de 1 a 5 anos. Durante a construção da tecnologia foi pesquisado todo o assunto a
ser abordado, explorando-o por meio de uma revisão integrativa em bases de dados
nacionais e internacionais; livros de enfermagem baseada em evidências; e livros
de fundamentos de enfermagem. A segunda etapa foi a Escolha dos sentimentos e
do nome do jogo. Nessa etapa foram escolhidos os sentimentos a serem
destacados no jogo. As expressões escolhidas foram aqueles que mais se
expressam na idade alvo do jogo, que é de 1 a 5 anos. Os sentimentos escolhidos
foram: Alegria, tristeza, raiva, amor, susto, dúvida e vergonha. O nome do jogo
escolhido foi ENCAIXE DE EXPRESSÕES. Na terceira e ultima etapa foi realizado o
desenvolvimento do jogo propriamente dito. O desenvolvimento consistiu na
materialização de todo o desenho elaborado na fase anterior, sendo escolhidos os
materiais, que foram: Isopor, cartolinas, colas, tesoura, estilete e figuras impressas
em alta resolução coloridas com expressões faciais e palavras que representem as
expressões. Foi desenvolvido então um jogo que auxilia o desenvolvimento nas
crianças da habilidade de encaixar as peças geométricas no espaço que contenha o
sentimento correspondente a expressão facial exposta. O jogo é composto por uma
peça fixa com espaço para encaixar as peças móveis, sete peças móveis e,
instruções do jogo.CONCLUSÃO:É notório a existência de uma necessidade real de tecnologias de intervenções
voltadas para a promoção de saúde mental do autista. É de extrema importância
que o autista aprenda a discernir sentimentos e expressões para que assim, ele
tenha um convívio social mais favorável a afetividade. Assim, a enfermagem é
capaz de contribuir diretamente para a condição social e para a qualidade de vida
do autista.REFERENCIAS:
1. ANDRADE. A.A; JUNIOR A.W;OHNO P.M; TEODORO L.M. Teoria da
Mente em Pais de Pessoas com Autismo:
Uma Análise Comparativa. Psychology/Psicologia Reflexão e Crítica,
28(4), pp. 789-795.
2. ZANON R.B;
BACKES B; BOSA C.A; Identificação dos Primeiros Sintomas do Autismo
pelos Pais. Psicologia: Teoria e Pesquisa
Jan-Mar 2014, Vol. 30 n. 1, pp. 25-33.
3. JUNIOR F.B.A; SPROVIERI M.H; KUCZYNSKI E; FARINHA V;
Reconhecimento facial e autismo. Arq Neuropsiquiatr 1999;57(4): 944-949