PERFIL DOS EGRESSOS DO MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CUIDADOS CLÍNICOS EM ENFERMAGEM E SAÚDE

LUANA IBIAPINA CORDEIRO

Co-autores: , ANTÔNIO DEAN BARBOSA MARQUES, CARLA SUELLEN PIRES DE SOUSA, DIANE SOUSA SALES, PROFA. DRA. MARIA CÉLIA DE FREITAS e PROFA. DRA. MARIA VILANI CAVALCANTE GUEDES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Introdução

A Enfermagem como um campo de domínio específico de conhecimentos, saberes e como profissão social, vem historicamente marcando a sua evolução, conquistando espaços e consolidando áreas temáticas e linhas de pesquisa mediante a formação de recursos humanos altamente qualificados e com atuação em vários níveis de complexidade do cuidado à saúde (SCOSHI et al., 2013).

No contexto brasileiro, a atuação profissional do enfermeiro é exercida segundo quatro processos de trabalho: assistencial, gerencial, educativo e de pesquisa (FELLI et al, 2011).  Na Enfermagem, a pesquisa se traduz em objetivo, função e instrumento, com uma procura planejada de informações, que tem a finalidade de formar e desenvolver o corpo de conhecimentos. Dessa forma, a pesquisa se constitui em estudo minucioso e sistemático, a fim de descobrir fatos relativos a um determinado campo do conhecimento. A fundamentação científica permite desvendar uma relação de variáveis com os princípios científicos, subsidiando o cuidado (ROLIM et al., 2004).

A Pós-Graduação da Enfermagem Brasileira vem se consolidando na formação de recursos humanos em pesquisa, titulando mestres em ciência da enfermagem, desde o início da década de 70 e, doutores, no começo dos anos 80, fortalecendo-se nas suas especificidades e diversidades. Ademais, articula e integra conhecimentos com outros setores determinantes da vida e da saúde humana para um melhor cuidado de enfermagem na sua maior complexidade (SCOCHI, 2013).

Os Programas de Pós-Graduação são acompanhados através de um processo de avaliação trienal, realizado por pares da área de conhecimento, buscando apontar fragilidades e reforçar suas potencialidades pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esse processo avaliativo tem caráter indutivo e visa implementar diretrizes para a melhoria da qualidade da pós graduação brasileira, objetivando a excelência acadêmica na formação de mestres e doutores. Os resultados desse processo oferecem subsídios para a definição de planos e programas governamentais de desenvolvimento e investimentos no Sistema Nacional de Pós-Graduação (ERDMANN et al, 2012).

Na última década, como consequência das inovações tecnológicas, da demanda por pesquisadores qualificados e da disseminação da cultura de avaliação, avaliar a qualidade de processos formativos em todos os níveis de ensino, notadamente cursos de mestrado e doutorado, e sua relação com o mundo profissional passou a fazer parte da agenda de instituições de ensino superior (HORTALE et al., 2014).

Assim, a avaliação desses egressos de pós-graduação em enfermagem se faz necessária para fortalecer o processo de formação e constatar as lacunas ainda existentes, além de observar quais os campos de atuação desse mestre/doutor, seu envolvimento com a pesquisa e a produção científica desenvolvida.

Espera-se que os enfermeiros egressos nos programas de pós-graduação, mesmo em seu campo de trabalho, deem continuidade à produção de pesquisas, apesar das dificuldades inerentes a sua realização, entre as quais se destacam as relativas aos custos e espaços para publicações (ROLIM et al., 2004).

Nesse contexto, segue o estudo avaliar o perfil dos egressos da IX turma de mestrado do programa de pós - graduação na área da enfermagem do Ceará.

Metodologia

Trata-se de estudo descritivo, exploratório, documental. Segundo Gil (2010) a pesquisa documental constitui um dos delineamentos mais importante no campo da história e é uma modalidade que utiliza dados já existentes, valendo-se de documentos elaborados com finalidades diversas, tais como assentamento, autorização, documentos eletrônicos.

A amostra do estudo foi igual à população por ser apenas 26 egressos da nona turma de mestrado do programa de pós-graduação de cuidados clínicos em enfermagem e saúde. O Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) da Universidade Estadual do Ceará, segundo no Ceará com o foco na enfermagem, tem o objetivo capacitar o enfermeiro para a análise crítica do cuidado clínico na pesquisa, no ensino, na assistência e na gestão em enfermagem e saúde, considerando os fundamentos éticos, políticos e sociais e que será avaliado pela CAPES nesse triênio 2013/2016 (UECE, 2016).

 A coleta e análise dos dados foi realizada na plataforma lattes de cada egresso do PPCCLIS durante os meses de março e abril de 2016 com um instrumento com informações sobre: ano de formação, atuação profissional e publicações. A organização dos dados foi em uma planilha no Spss versão 23º. Os aspectos éticos da resolução 466/12 foram respeitados.

Resultados e Discussão

A nona turma do mestrado do Programa de Pós- Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde foi constituída por 26 egressos, sendo todas mulheres. O processo seletivo ocorreu no final ano de 2012, e as aulas do mestrado transcorreram no ano de 2013/2014.

A maioria 16 (64%) concluiu a graduação no ano de 2012, ressalta-se uma predominância de enfermeiros recém-formados que ingressam nos Programas de Pós-Graduação. Diversos estudos realizados no Brasil têm apontado para a importância da avaliação da formação de profissionais, identificando a qualidade da formação e a inserção desses profissionais no mercado de trabalho e nas áreas de ensino e pesquisa (THULER et al., 2013).

Referente à atualização dos dados, 14 estudantes (52,8%) tinham os currículos atualizados e 12 (46,2%) apresentavam seus dados desatualizados. Esses achados deixam lacunas da produção científica desenvolvida pelos enfermeiros durante pós-graduação. No presente estudo foi considerado atual o currículo atualizado no ano corrente.

Ressalta-se que seis currículos não apresentavam a atuação profissional após a conclusão do curso de mestrado.

No que concerne a continuar atuando na pesquisa 05 (20,8%) se encontram no doutorado. Em um estudo desenvolvido por Jesus et al. (2013) constata que a continuidade na formação acadêmica relaciona-se ao desejo de  futuramente, atuarem como docentes do ensino superior.

Em relação à produção científica observa-se uma baixa produção de artigos científicos, o que reflete negativamente para o curso, pois esse critério é muito importante na nota de reconhecimento do programa.

Referente à qualidade dos periódicos, os dados também não foram satisfatórios, observou uma grande concentração na publicação de periódicos com qualis B2, o que dificulta o processo de internacionalização tão exigido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do nível Superior (CAPES).

As taxas de produção acadêmica são utilizadas internacionalmente como um indicador de desempenho individual e institucional de acadêmicos. A literatura atual sobre avaliação da produção de pesquisadores emprega geralmente critérios unilaterais, como as apreciações de seu trabalho e a produção por meio de avaliação por pares e também pelo número de citações recebidas (WENDT et al., 2013).

Conclusão

O perfil da maioria dos egressos avaliados do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, apesar de terem cursado o Mestrado Acadêmico, não possuíram produções científicas em periódicos impactantes e com quantidades suficientes exigidos pela CAPES, e nem após a defesa da dissertação seguiram para área docente. Apesar dessa baixa produção, devemos levar em consideração pela busca dos enfermeiros por maiores conhecimentos, os quais são os profissionais de saúde que devem está qualificados e capacitados para prestar uma assistência com qualidade aos pacientes.

Referências

ERDMANN, A.L. et al. Classificação dos livros produzidos pelos programas de pósgraduação da área de enfermagem, período 2007-2009. Rev. enferm. UERJ, v. 20 (esp.2), p. 831-6, 2012.

FELLI, V.E.A. et al . Perfil de egressos da Pós-Graduação stricto sensu na área de Gerenciamento em Enfermagem da EEUSP. Rev. esc. enferm. USP,  São Paulo ,  v. 45, n. spe, p. 1566-1573,  Dec.  2011.  

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184p.  

ROLIM, K.M.C. et al. O perfil dos egressos de um programa de pós-graduação em enfermagem. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem,v.8, n.3, diciembre, p. 455-463, 2004.

SCOCHI, C.G.S. et al . Pós-graduação Stricto Sensu em Enfermagem no Brasil: avanços e perspectivas. Rev. bras. enferm.,  Brasília ,  v. 66, n. spe, p. 80-89,  Sept.  2013.

THULER, L.C.S. et al. Perfil dos egressos dos cursos do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva: pós-graduação lato sensu e nível técnico. Rev. bras. Cancerol. v.59, n.4, p.505-512, 2013.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Conheça o Programa. 2016. Disponível em: < http://www.uece.br/cmacclis/index.php/coneca-o-programa>Acesso em: 10 abr. 2016.

WENDT, G.W. et al. Perfil dos bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPQ em Psicologia. Psicol. cienc. prof.,  Brasília ,  v. 33, n. 3, p. 536-547, 2013.