ATIVIDADE EDUCATIVA DURANTE ESTÁGIO A DOCÊNCIA NA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

AMANDA DE FÁTIMA ALVES COSTA

Co-autores: , ANA ZAIRA DA SILVA e LUCILANE MARIA SALES DA SILVA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

Amanda de Fátima Alves Costa¹,  Ana Zaira da Silva2 ,Lucilane Maria Sales da Silva3

O aprimoramento da Enfermagem vem acontecendo através de um processo de aperfeiçoamento dos profissionais, principalmente no que   diz respeito à qualificação acadêmica. Esse fator pode ser observado através do crescimento dos cursos de pós-graduação stricto sensu. Concomitante a este fenômeno, tornou-se necessário à mudança gradativa nas ações educativas na área, através de iniciativas direcionadas a modernização do ensino, com alterações curriculares, programas e uma série de modificações que direcionam professores, profissionais e alunos a refletir acerca dos conteúdos lecionados e de sua importância na formação profissional (BACKES et al., 2013). A formação dos docentes envolve uma série de aspectos relacionados às necessidades exigidas pelo mercado de trabalho, além das necessidades presentes na realização de uma educação moderna, com a utilização de ferramentas que tornem o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e eficaz. Durante o curso de mestrado, a primeira experiência do mestrando acontece no estágio a docência, representando o momento de iniciação na carreira docente. Segundo Oliveira e Silva (2012), o estágio à docência permite uma primeira aproximação com a prática profissional e promove a aquisição de experiências didáticas e pedagógicas a serem desenvolvidas e aprimoradas na carreira docente. Diante disso, há a necessidade de implementação de atividades educativas que busquem a integração entre os graduandos e o pós-graduando, além de tornar a temática mais instigante durante o transcorrer da aula. A utilização de recursos didáticos tem como intuito a melhoria da relação ensino-aprendizagem, apresentando-se como uma ferramenta para organizar e inter-relacionar conhecimentos específicos, exercitando a perspectiva crítica e a criatividade do graduando (LEGEY, MOL, BARBOSA, COUTINHO). Além dos fatores supracitados, deve-se considerar o estigma existente em relação á disciplina de administração em enfermagem, pois esta é disponibilizada no mesmo período de assuntos de grande peso, como saúde da mulher e saúde da criança, resultando em uma banalização dos conteúdos, assim, diminuindo a atenção dos graduandos nos momentos de aula. Assim, percebeu-se a necessidade de utilização de recursos pedagógicos que atraíssem a atenção e despertassem o interesse dos alunos sobre a temática. OBJETIVO: Relatar a experiência de aluno de pós-graduação (mestrando) na implementação de atividades educativas na disciplina Estágio à Docência do Curso de Mestrado Acadêmico Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. METODOLOGIA: A atividade foi realizada durante o estágio á docência do mestrado na disciplina de administração em enfermagem do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará. O conteúdo lecionado correspondia ao tema de empreendedorismo em enfermagem. Inicialmente foi realizada a apresentação do docente e dos alunos. O recurso didático aplicado ao referido tema foi a massa de modelar, onde a pergunta direcionadora colocada aos discentes foi: O que você pensa quando falamos de enfermagem? Os mesmos representaram suas percepções através de esculturas nas massas de modelar. Após a criação das modelagens os alunos expressaram suas percepções em grupo. RESULTADOS: Inicialmente, pode-se perceber a surpresa dos envolvidos na atividade aliado a insegurança de demonstração de suas habilidades manuais. Porém, com o decorrer da atividade, houve uma manifestação de entusiasmo, devido ás recordações dos trabalhos manuais realizados na infância. No segundo momento, as falas e as modelagens representavam as diversas visões existentes quando se refere a Enfermagem. Esculturas como: seringas, estetoscópios, lamparinas que representam a profissão, foram citadas no decorrer da atividade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao final da atividade, pode-se perceber a utilização das massas na representação individual sobre a enfermagem remetiam a uma serie de significados. Isso possibilitou aos alunos relacionar a profissão desejada ao empreendedorismo individual, onde cada indivíduo percebe sua profissão de uma maneira diferente, ressaltando suas qualidades e habilidades. Dessa maneira, a enfermagem aparece como um campo vasto e fértil, dependendo das percepções e da imaginação do indivíduo. Pôde-se perceber também, que a utilização de recursos didáticos, como a ferramenta educativa aplicada, facilita a introdução da temática, principalmente quando envolve um conteúdo como o empreendedorismo na disciplina de administração em enfermagem. A modernização do processo ensino-aprendizagem exige um aperfeiçoamento dos profissionais, principalmente dos docentes em formação. Referências: BACKES, V. M. S.; et al. Expressões do conhecimento didático do conteúdo de um professor experimentado de enfermagem. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2013 Jul-Set; v.22, n.3, p. 804-10.OLIVEIRA, M. L. C. de, SILVA, N. C. Estágio de docência na formação do mestre em enfermagem: relato de experiência. Enfermagem em Foco, 2012, v.3, n.3, p. 131-134.LEGEY, A. P., MOL, A. C. de A., BARBOSA, J. V., COUTINHO, C. M. L. M. Desenvolvimento de jogos educativos como ferramenta didática: um olhar voltado à formação de futuros docentes de ciências. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.5, n.3, p.49- 82, novembro 2012.