INTERVENÇÃO EDUCATIVA NA CRECHE POR MEIO DE PALESTRA OFERECIDA AOS PAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

ANNA LAURITA PEQUENO LANDIM

Co-autores: MARIA LUCÍOLA VASCONCELOS, ANNA PAULA LANDIM PEQUENO, LÍVIA MESQUITA PINHEIRO e ROBERTA MENESES OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Introdução

A educação em saúde é uma ação educativa, individual ou coletiva, que pode ser aplicada em qualquer ambiente em que sejam necessárias a realização do cuidado e a promoção da saúde.

Nesse sentido, é definida como a atividade a ser desenvolvida pelos profissionais da saúde, como o enfermeiro, que é o principal ator no cuidado através da dessa ação, a qual estabelece a relação dialógico-reflexiva e visa a conscientização sobre a saúde e a percepção como participante ativo na transformação de vida (SOUSA et al., 2010).

As intervenções educativas podem ser abordadas de diversas maneiras, entre as quais se destacam as atividades grupais, que podem promover a interação social e auxiliar na melhoria da qualidade de vida, dependendo dos meios utilizados para conduzir tais atividades, da abordagem das temáticas e das necessidades dos participantes (MALLMANN et al., 2015).

A educação em saúde constitui instrumento para a promoção da saúde de indivíduos, famílias e comunidades por meio da articulação de saberes técnicos e populares, de recursos institucionais e comunitários, de iniciativas públicas e privadas, superando a conceituação biomédica de assistência à saúde e abrangendo vários determinantes do processo saúde-doença e o cuidado (SOUSA et al., 2010).

A justificativa para realizar esta pesquisa surgiu durante a internato de enfermagem numa Unidade de Atenção Básica de Saúde. O interesse em desenvolver a pesquisa surgiu durante a visita da diretora de uma creche à unidade, relatando as principais problemáticas vivenciadas na creche com relação à saúde das crianças e solicitando a realização de uma atividade educativa com os pais desses alunos.

A partir disso, a relevância desta pesquisa consiste em promover melhoria na qualidade de vida por meio da intervenção educativa, além de possibilitar um planejamento que proporcione melhores condições a essas crianças.

Metodologia

Trata-se de um relato de experiência vivenciado por uma enfermeira e uma interna de enfermagem durante a realização de uma atividade educativa em saúde por meio de palestra, visando a promoção da saúde, realizada em abril de 2016, numa Unidade Básica de Saúde de Fortaleza, tendo como população pais de alunos de 1 a 3 anos de uma creche, totalizando 31 participantes, em que 30 eram os pais e um era a diretora da instituição.

Os tópicos abordados foram sugeridos pela diretora da creche diante das problemáticas vivenciadas pelos alunos, foram apresentados em slides para melhor entendimento do público-alvo.

A atividade educativa foi realizada em um único momento, com duração de uma hora e meia, sendo disponibilizados 15 minutos no final para o esclarecimento de dúvidas.

Resultados e Discussão

A intervenção educativa com os pais viabilizou o planejamento das ações, sendo fundamental para otimizar os trabalhos das equipes da Estratégia de Saúde da Família junto às crianças vulneráveis, proporcionando melhorias na assistência ofertada.

As problemáticas mais encontradas e pontuadas na atividade foram alguns cuidados, como: higiene da criança, adesão ao tratamento médico, prevenção e agentes etiológicos das principais doenças que acometem essa população, relevância da imunização, conduta adequada durante as doenças, doenças infecciosas e recomendações para prevenção desses agravos.

A enfermeira e a interna desenvolveram o plano de cuidados embasado em seus conhecimentos científicos sendo a intervenção de enfermagem por meio de educação em saúde, conforme solicitado.

As principais questões que geraram dúvidas nos pais foram relacionadas à imunização, perguntas como: idade adequada, presença de efeitos adversos, quando serão realizadas campanhas, entre outros.

Conclusão

Este relato de experiência visa à contribuição nas discussões e reflexões sobre a importância da realização intervenções educativas.

A atividade de educação em saúde realizada pela enfermeira e pela interna de enfermagem evidenciou que há uma grande necessidade de promoção à saúde, sendo necessário delinear ações de saúde por meio de um planejamento que identifique os seus reais problemas e quais intervenções devem ser realizadas posteriormente.

Referências

MALLMANN, D.G. et al. Educação em saúde como principal alternativa para promover a saúde do idoso. Ciência & Saúde Coletiva, v.20, n.6, p.1763-1772, 2015.

SOUSA, L.B. et al. Práticas de educação em saúde no Brasil: a atuação da enfermagem. Rev enferm UERJ, v.18, n.1, p.55-60, 2010.